Alerta de PERIGO e venda PROIBIDA pela Anvisa: A marca de macarrão arrancada dos mercados

O órgão bateu o martelo e determinou o recolhimento da marca de macarrão
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sem dúvidas, é um dos órgãos mais importantes do Brasil. Vale lembrar que, a autarquia tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, a Agência entra em cena e tem a liberdade de realizar algumas proibições. Dessa vez, por exemplo, sobrou para uma empresa alimentícia.
O fato é que o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), notificou a empresa BBBR Indústria e Comércio de Macarrão (nome fantasia Keish) para um recall de produtos onde foi constatado propilenoglicol contaminado com etilenoglicol, segundo o portal ‘GOV.BR’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Depois da vistoria, a famosa marca de macarrão teve uma série de produtos arrancados dos mercados com urgência. Os itens da companhia se tratam daqueles fabricados entre os dias (25) de julho e (24) de agosto do ano de 2022, já que não estavam adequados para a comercialização.
Além do recolhimento, foi determinado que a empresa deve alertar os consumidores do risco nos produtos. A marca é responsável pela produção e comércio de vários tipos de massas de estilo oriental, como udon, yakisoba, lámen e massas de salgados, como gyoza.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Vale lembrar que a proibição das vendas se deu após a Anvisa abrir uma investigação a respeito do caso do propilenoglicol contaminado com etilenoglicol, que causou a intoxicação e morte de animais. Ao inspecionar a empresa, foi confirmado que a marca adquiriu e usou o insumo contaminado.

Após inspeção da Anvisa, marca de macarrão foi arrancada dos mercados com urgência – Foto Internet
ESCLARECIMENTO
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Depois da obrigação de arrancar seus produtos das prateleiras dos supermercados, a empresa de macarrão tratou de emitir um comunicado.
“A Keishi sempre primou pelo controle rigoroso da qualidade de seus produtos.”, iniciou. Neste episódio, a Anvisa proibiu a comercialização dos produtos fabricados no período de 25/jul/2022 a 24/ago/2022, com uso da suposta substância contaminada.”, declarou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Em nenhum momento a Keishi desconfiou da qualidade da substância utilizada em seus produtos, pois adquiriu de boa-fé de fornecedor idôneo, com quem mantém relações comerciais de longa data, que tem nome respeitado no mercado”, completou.
IMPORTANTE: Vale levar em consideração que, os itens da marca proibidos de serem comercializados foram apenas os lotes produzidos nas datas citadas na matéria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agentes da Vigilância Sanitária – Foto: Reprodução/Internet
Quando a Anvisa foi fundada?
A Anvisa foi fundada no dia (26) de janeiro de 1999, e se tornou a principal responsável por fazer o monitoramento dos produtos que serão comercializados nos mercados e farmácias.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br