Perigo na panela: Comunicado da ANVISA confirma retirada de tempero nº1 por descoberta

ANVISA confirma retirada de tempero nº1 de marca aclamada pela maioria das donas de casa após descoberta neste ano de 2025.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

ANVISA confirma retirada de tempero nº1 do país após risco (Foto: Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita/Pinterest/ANVISA)

ANVISA confirma retirada de tempero nº1 de marca aclamada após descoberta neste ano de 2025 e a situação é essa

No dia 07 de fevereiro de 2025, uma marca líder no mercado nacional de temperos e condimentos, vista como nº1 em preferência, anunciou a retirada de circulação de um lote de um de seus produtos mais vendidos: a Pimenta do Reino Preta Moída da linha Temperata.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme dito acima, esse tipo de produto é amplamente consumido, presente em milhares de receitas da nossa culinária, o que poderia significar um “perigo na panela”.

Pimenta do reino é um tempero amplamente consumido (Foto: Reprodução / Internet)

A empresa SC Alimentos LTDA, responsável pela fabricação do tempero, prontificou-se a recolher voluntariamente o lote em questão, demonstrando transparência e responsabilidade diante do ocorrido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante desses fatos e a partir da RESOLUÇÃO Nº 481, obtida através do site oficial da ANVISA, a equipe especializada em fiscalização e serviços traz abaixo todos os detalhes do ocorrido.

Entenda o caso

Declarações oficiais e importância da empresa:

Conforme dito acima, a SC Alimentos LTDA agiu de forma voluntária, retirando o produto de circulação de forma imediata, evitando assim danos maiores.

O processo foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), no dia 07 de fevereiro de 2025.

A empresa é reconhecida no mercado de temperos e especiarias; no entanto, ainda não emitiu declarações públicas sobre o ocorrido, mas o espaço permanece aberto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Resolução da ANVISA contra tempero parte 1 (Foto Reprodução/ANVISA)
Resolução da ANVISA contra tempero parte 2 (Foto Reprodução/ANVISA)

No entanto, a ação de recolhimento voluntário demonstra um compromisso com a segurança do consumidor e a conformidade com as normas sanitárias.

MAS ATENÇÃO! A situação atingiu somente o lote mencionado, sendo assim, os demais produtos continuam sendo comercializados normalmente e sem qualquer tipo de risco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A SC Alimentos LTDA fundou-se em 4 de janeiro de 2021 e tem sede em Blumenau, Santa Catarina. A empresa oferece diversos produtos, priorizando qualidade e boas práticas.

Quais são os riscos da presença de pelo de rato acima do permitido em alimentos?

A presença excessiva de pelo de rato nos alimentos pode causar:

Conclusão:

Em suma, a ANVISA detectou fragmentos de pelo de roedor acima do permitido e confirmou a retirada do lote 17ABR26 da Pimenta do Reino Preta Moída da SC Alimentos LTDA.

A empresa recolheu voluntariamente o produto, reforçando o compromisso com a segurança alimentar. Mas, para saber sobre outros decretos e orientações da ANVISA, clique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile