Perigo potencial a calor insuportável: Previsão do tempo de RS, SP e + para começar a sexta preparado (10)

Alerta climático é feito a residentes do estado do Rio de Janeiro, São Paulo e mais, com a chegada de ondas de calor extremo nas regiões
A situação climática já virou uma preocupação GERAL e que atinge os 4 cantos do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E desde que a região do estado do Rio Grande do Sul passou a ser devastada com as fortes chuvas, desde o último dia 27, reascendeu ainda mais essas preocupações.
Para intensificar ainda mais esse sentimento de alerta, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo indicou um sinal de “Perigo Potencial”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que não afeta somente as áreas atingidas como para algumas regiões de todo o sudeste brasileiro.
Infelizmente a previsão é que as chuvas continuem no estado, e as de maior intensidade devem atingir o sul e o oeste, podendo também chegar a Santa Catarina.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Porém, em contrapartida, as regiões Sudeste e Centro-Oeste, estão sendo atingidas com elevadas decorrentes de uma onda de calor, o que é visto como fora do normal uma vez que estamos no outono.
Mas de acordo com o portal Exame, apesar dessa onda de calor ter a previsão de perder a força até o inicio da próxima semana, o alerta para essa sexta-feira (10) é de “grande perigo” para as localidades“
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rio Grande do Sul está sendo afetado por desastres causados pelas fortes chuvas desde o dia 27 de abril (Foto Reprodução/Internet)

Região sudeste deve sofrer com as fortes ondas de calor (Foto Reprodução/Internet)

Cientistas se preocupam cada vez mais com desastres naturais causados pelas alterações climáticas exacerbadas (Foto Reprodução/Internet)
Calor em pleno outono
Pois é, embora a estação seja completamente contrária ao clima que está fazendo, as regiões Sudeste e Centro-Oeste, enfrentam uma intensa onda de calor desde a última semana.
Infelizmente, de acordo com Inmet, neste fim de semana as altas temperaturas continuarão a ocorrer por conta da atuação de um bloqueio atmosférico, o que proporciona uma massa de ar quente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso o Inmet segue com o alerta de “Grande Perigo” para a cidade do Rio de Janeiro, parte de São Paulo, sul do Espírito Santo e Minas Gerais.
A previsão é de tempo quente e seco, exceto em áreas do nordeste de Minas Gerais e norte do Espírito Santo, onde deve ocorrer chuvas rápidas e passageiras:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A onda de calor só vai começar a perder força no início da semana que vem. Por enquanto, ela irá manter essas temperaturas elevadas, com recordes das temperaturas máximas”
Mais que um alerta
Segundo o portal da instituição SBPC, ainda em 2023, o cientista e vice presidente da mesma, Paulo Artaxo, alertou sobre a necessidade do país se preparar cada vez mais para a intensificações desses eventos climáticos:
“O Brasil tem que estar muito mais preparado para lidar com a intensificação destes eventos, para poder minimizar o dano às populações vulneráveis.
Não se trata nem de evitar o colapso. Agora, está em discussão a mitigação dos efeitos dramáticos das mudanças climáticas”
Na época o Rio Grande do Sul já havia sido castigado com os fortes temporais e agora em 2024 isso se repete, de forma ainda pior.
Artaxo ainda frisou que o Brasil, por suas peculiaridades que envolvem grande biodiversidade, encontra-se em situação de especial fragilidade.
Diante disso, o pesquisador cravou a extrema importância em implementar ações práticas, políticas públicas eficientes para proteger biomas e a população afetada.
O que fazer para se proteger do calor extremo?
Segundo o portal Terra, durante esse período de calor extremo, é possível ocorrer uma queda na qualidade do ar que pode afetar o sistema respiratório e cardiovascular.
O que pode agravar os casos de asma, alergias respiratórias, acidente vascular cerebral e até infartos.

Isso sem falar que o calor também pode causar insolação, desidratação, queimaduras na pele, exaustão pelo calor e até mesmo alterações de pressão.
Thiago Piccirillo, clínico geral da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, dá diversas dicas para cuidar da saúde durante a onda de calor como:
- Beber muita água e manter o corpo bem hidratado;
- Busque manter o ambiente sempre fresco e bem arejado;
- Evite se expor ao sol sem proteção e em horários com maior pico de calor;
- Prefira roupas claras;
- Não faça atividades físicas extremas;
- Escolha alimentos leves e refrescantes;
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.