Idosos têm uma série de benefícios garantidos e lista foi divulgada para este ano
Na idade do descanso, idosos têm alguns diretos que são garantidos pela lei. Alguns deles, aliás, são desconhecidos pela grande maioria, mas, quem tem tem mais de 65 anos, deve ficar ciente e colocá-los em prática.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dentre as vantagens, aparecem diversas modalidades e benefícios, incluindo a isenção de pagamentos para coisas que fazem parte do cotidiano dos brasileiros. Existe até a possibilidade de um dinheiro mensal na conta, que não é a aposentadoria. Entenda!
Os idosos representam mais de 15% da população brasileira, segundo o IBGE (Foto: TV Foco)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, o idoso de baixa renda tem direto a um salário mínimo mensal, que foi reajustado para R$ 1.412 este ano. Trata-se do Benefício de Prestação Continuada, que não é previdenciário e não depende de prévias contribuições.
Para ter acesso à liberação, é necessário procurar o CRAS, fazer o CadÚnico e informar os dados pessoais. O primeiro requisito é a idade mínima de 65 anos, enquanto o segundo é em torno das condições em que se vive.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Projeto de Lei promete amparar os idosos que estão superendividados (Foto: TV Foco)
Qual a nova proposta de lei para os idosos em 2024?
Foi anunciado um Projeto de Lei que promete aumentar ainda mais a lista. O foco é em torno das contas, para que os idosos consigam se livrar das dívidas, além da taxa por consumo. A ideia é fazer com que os problemas financeiros não virem uma bola de neve.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O assunto já está em trâmite na Câmara dos deputados. O ponto principal é facilitar a negociação de dívidas da população mais velha que enfrenta altas dívidas, mas não consegue arcar com os pagamentos. Veja quais os tipos de negociações estarão disponíveis:
- Cartão de crédito;
- Contas de consumo de água;
- Contas de consumo de energia;
- Telefone;
- Gás;
- Empréstimos consignados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE