PIX de R$ 1,4 mil: INSS confirma pagamento salvador em março; muitos não sabem que podem receber
Com a chegada de março, uma expectativa fervilha entre uma parcela dos brasileiros, ansiosos pela chegada de um benefício esperado como uma espécie de 14º salário já confirmada no INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Instituto Nacional do Seguro Social anunciou que, na próxima semana, os beneficiários terão a oportunidade de receber valores de até R$ 1,4 mil, um alívio para muitos.
Mas afinal, que pagamento é esse? Trata-se do abono PIS/PASEP, um auxílio tão aguardado que é considerado por muitos como um décimo quarto salário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O calendário de pagamentos foi organizado para ocorrer de fevereiro a agosto, com as quantias sendo repassadas a partir do mês de nascimento do beneficiário.
Trabalhadores em festa com o pagamento do Pis/Pasep e confirmação do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O abono do PIS/PASEP beneficiará aqueles que trabalharam durante o ano de 2022, desde que tenham atuado por pelo menos 30 dias com carteira assinada nesse período, recebendo uma remuneração de até dois salários mínimos por mês.
Estima-se que aproximadamente 24,5 milhões de pessoas serão contempladas em 2024, embora muitos trabalhadores ainda desconheçam que podem receber o valor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No mês de março, serão os nascidos em fevereiro que terão acesso ao abono PIS/PASEP, com o pagamento agendado para o dia 15, na próxima semana.
O cronograma de pagamentos prevê que a cada mês um novo grupo será contemplado, e a partir de abril, dois grupos serão beneficiados mensalmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Calendário do PIS/PASEP em 2024 (Reprodução: Internet)
Quem pode receber o PIS/PASEP?
O abono salarial do PIS/PASEP destina-se aos trabalhadores registrados, que possuem uma numeração específica vinculada à sua carteira de trabalho, sendo gerada automaticamente quando o cidadão registra sua carteira.
O PIS é destinado aos trabalhadores de carteira assinada, enquanto o PASEP é para os servidores públicos. Ambos são custeados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Para ter direito ao abono salarial, é necessário atender a alguns critérios: O trabalhador deve ter trabalhado, no mínimo, por 30 dias com carteira assinada no ano-base, recebendo uma remuneração de até dois salários mínimos mensais.
Além disso, é preciso estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e ter os dados informados corretamente pelo empregador à Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou ao eSocial.
Todas essas exigências devem ser cumpridas no ano de referência para que o trabalhador tenha direito ao abono salarial, que, nesse ano, é o de 2022.
O valor do abono é de até um salário mínimo vigente no ano do pagamento, e o montante varia conforme a quantidade de meses trabalhados pelo beneficiário.
