Plantão da Globo derruba programação às pressas para confirmar fim: “Momento histórico”

Roberto Kovalick entra com plantão na Globo para falar sobre o acordo de paz entre Israel e o Hamas
Na madrugada desta segunda-feira, 13, Roberto Kovalick derrubou a programação da Globo com um plantão urgente para confirmar a liberação de reféns israelenses que ainda estavam sob o poder do grupo terrorista Hamas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Segunda-feira, 13 de outubro de 2025, duas horas e dezessete minutos pelo horário de Brasilia. Os reféns israelenses começam a ser libertados pelo grupo terrorista Hamas na faixa de Gaze”, iniciou o apresentador.
Em seguida, Roberto Kovalick falou sobre o plano de paz para encerrar a guerra na Faixa de Gaza. Israel e o Hamas anunciaram o acordo nesta quarta-feira, 08.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“É um momento histórico que marca mais um passo do acordo de paz, dois anos depois do início do conflito”, disse o apresentador.
De acordo com o acordo, o grupo irá libertar todos os reféns vivos e devolver os restos mortais das vítimas que morreram.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Havia 48 reféns sob poder do Hamas na Faixa de Gaza. Desses, 20 foram liberados com vida. De acordo com Israel, 28 reféns estão mortes e dois em situação desconhecida.
No total, o Hamas sequestrou 251 pessoas desde o início do ataque em outubro de 2023. Porém, outros reféns foram libertados ao longe de outros acordos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já o governo de Israel anunciou a libertação de cerca de 2 mil prisioneiros palestinos. Entre eles, 250 detentos que cumpriam pena de prisão perpétua.
Israel e Hamas fizeram acordo?
Primeiramente, em setembro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou o plano de paz entre Israel e Hamas. Egito, Catar e Turquia também mediaram o acordo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, o plano prevê o fim dos bombardeiros na Faixa de Gaza e o recuo das tropas israelenses de forma gradual.
Em seguida, as forças israelenses recuaram para uma linha acordada com o Hamas. Israel concordou em diminuir a área de ocupação em Gaza de 75% para 53%.
Porém, ainda existem outros detalhes do plano de paz em negociação, de acordo com Donald Trump.
Por fim, a guerra entre Israel e o Hamas teve início em 7 de outubro de 2023, após um ataque do grupo terrorista que deixou mais de 1.200 mortos.
Desde então, os combates na Faixa de Gaza se intensificaram. De acordo com números divulgados por autoridades ligadas ao Hamas, mais de 60 mil palestinos perderam a vida no território.
Ao longo do conflito, Israel e o Hamas assinaram dois acordos de cessar-fogo, porém os acordos duraram poucos dias e não encerraram a guerra em Gaza.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.