Pode cortar o benefício: Veja obrigação em vigor do Bolsa Família para julho

Bolsa Família confirma o que pode ocasionar o bloqueio do benefício e traz essas obrigações para os beneficiários atenderem

20/07/2025 18h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Bolsa Família (Foto: Divulgação)

Bolsa Família confirmou o que pode bloquear o benefício e trouxe essas exigências para se cumprir e assim evitar que você perca o auxílio do Governo Federal

No último dia 30 de junho, o Governo Federal publicou uma nova norma que altera as regras relacionados ao acompanhamento de saúde e educação para as famílias que recebem Bolsa Família.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, a Instrução Normativa Conjunta nº 4, assinada pelas secretarias nacionais de Renda de Cidadania e de Assistência Social, traz as novas exigências que serão adotadas no país.

Quem precisará de acompanhamento?

Desde julho, a nova regra exige que crianças e mulheres da família sejam acompanhadas regularmente na área da saúde, enquanto crianças e adolescentes precisam manter a frequência escolar mínima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esses acompanhamentos são chamados de condicionalidades e servem para garantir que as famílias recebam apoio completo, não apenas o dinheiro.

  • Na saúde: crianças de até 7 anos e mulheres de 14 a 44 anos devem manter o acompanhamento e, no caso das mulheres, verificar se estão gestantes.
  • Na educação: crianças e jovens de 4 a 18 anos devem manter uma frequência escolar mínima entre 60% e 75%, dependendo da idade.

Quem não cumprir, pode lidar com o bloqueio

Por ser novas regras, quem não cumprir, poderá ter o benefício bloqueado. Por exemplo, se uma criança faltar demais na escola ou se o acompanhamento de saúde não for feito, o benefício pode ser afetado.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Contudo, a nova norma garante que a família tenha a oportunidade de esclarecer o motivo de falhar com a obrigação. Então, será uma oportunidade de explicar o motivo. Nenhuma punição se aplicará assim.

Afinal, a gestão municipal necessitará abrir a chance de recurso, com direito à defesa. Após análise da situação, os pagamentos voltam normalmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Punição mais branda

Contudo, existirá também a opção de suspender temporariamente a punição por até 6 meses, enquanto a família recebe apoio dos serviços sociais. Então, ninguém ficará desamparado.

Qual o calendário do Bolsa Família desse mês de julho?

  • Final do NIS: 1 – pagamento em 18/7
  • Final do NIS: 2 – pagamento em 21/7
  • Final do NIS: 3 – pagamento em 22/7
  • Final do NIS: 4 – pagamento em 23/7
  • Final do NIS: 5 – pagamento em 24/7
  • Final do NIS: 6 – pagamento em 25/7
  • Final do NIS: 7 – pagamento em 28/7
  • Final do NIS: 8 – pagamento em 29/7
  • Final do NIS: 9 – pagamento em 30/7
  • Final do NIS: 0 – pagamento em 31/7

ALÉM DISSO, VEJA TAMBÉM ESSE ALERTA QUE ACERTA BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.