Carros populares e amados são banidos do Brasil com lei em vigor
Para a surpresa de milhões de consumidores, 5 carros amados e populares no Brasil, da Volkswagen e Toyota, são banidos do país após a lei entrar em vigor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um exemplo peculiar de carro proibido de ser comercializado no Brasil é o Toyota Land Cruiser. Sua venda é autorizada apenas no Japão, onde é produzido.
A Toyota impõe restrições severas a essa comercialização no exterior, considerando-o uma ameaça à segurança global.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O modelo Volkswagen Golf GTD, vertente esportiva com motor à diesel, também não é comercializado por aqui.
Assim como, as picapes RAM 1500, Jeep Gladiator, Chevrolet Silverado que também enfrentam essa proibição de serem vendidas no país.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, a venda de carros de passeio a diesel é proibida por lei no Brasil desde 1976 a partir da edição da Portaria MIC 346, pelo Ministério da Indústria e Comércio.
Segundo o portal Quatro Rodas, a lei foi criada por conta da crise mundial de combustíveis e pela poluição gerada pelo enxofre presente no diesel na época, quando o País precisava importar 78% do petróleo consumido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Brasil é o único país do mundo que tem uma lei do tipo, embora esta restrição já exista em algumas cidades europeias.
Desse modo, a legislação não permite o uso de motores diesel em caminhonetes com capacidade de carga na caçamba inferior a 1 tonelada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, somente caminhões, ônibus, picapes com carga útil superior a 1.000 kg e utilitários com tração 4×4 e reduzida (ou primeira marcha mais curta, como nos Jeep Renegade e Compass) podem usar esses motores.
Embora tenha acontecido repetidas tentativas de derrubar esse veto, mas sempre surgia algum argumento como a questão ambiental, pois no passado o diesel emitia muito material particulado prejudicial para a saúde humana.
Qual é o carro mais barato do Brasil em 2024?
Segundo informações do Motor1, o Renault Kwid voltou a ser o carro mais barato do Brasil, após um aumento de preços do Fiat Mobi.
Já equipado com controle de estabilidade desde a última renovação, possui também direção elétrica, ar-condicionado, quatro airbags, rádio com USB e Bluetooth, iluminação diurna em LED, monitoramento de pressão dos pneus, sistema start-stop e assistente de partida em rampas.