O auxílio-doença pago pelo INSS e todos os beneficiários precisam estar cientes do que o órgão possui a dizer sobre o pagamento
Diferentemente do que muitos pensam, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não se limita somente ao pagamento das aposentadorias. Ademais, o órgão do governo federal também oferece benefícios complementares fundamentais para milhões de brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, um exemplo disso se trata do auxílio-doença. Ele é garantido para milhares de trabalhadores incapacitados por acidente ou qualquer outro problema de saúde temporariamente. Segundo o próprio INSS, concede-se o auxílio em até 120 dias por meio de perícia médica presencial, com possibilidade de prorrogação segundo a necessidade do segurado.
Todavia, muitos ainda possuem dúvidas referentes ao tempo de concessão do benefício e como pedir o mesmo. Assim, levando em consideração informações oficiais da autarquia, é fundamental entender as especificações sobre o benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por quanto tempo é pago o auxílio-doença?
Em suma, o auxílio-doença é pago até existir a incapacidade temporária do segurado para o trabalho, podendo ser prorrogado ou cessado depois de perícias médicas periódicas feitas pelo INSS.
Em outras palavras, não existe um prazo máximo fixo estabelecido em lei para a duração do benefício. Todavia, a análise documental (AtestMed) libera o benefício por até 60 dias, caso existam laudos e atestados médicos enviados digitalmente. Há situações que pode se estender temporariamente o benefício em situações especiais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recebimento do benefício do INSS
Ademais,, para ter direito ao auxílio-doença, o trabalhador precisa seguir alguns pontos, sendo eles:
- Manter a qualidade de segurado no INSS;
- Cumprir uma carência mínima de 12 meses (exceto em casos de acidentes de trabalho ou doenças graves);
- Comprovar incapacidade para o exercício das atividades laborais por pelo menos 15 dias consecutivos;
- O INSS pode renovar o benefício mediante solicitação e análise, garantindo suporte financeiro durante o período de recuperação.
Como solicitar o auxílio-doença?
Para solicitar o auxílio-doença, o segurado deve seguir o seguinte passo a passo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Acesse o portal ou aplicativo Meu INSS;
- Faça o login com CPF e senha do Gov.br;
- Escolha a opção “Benefício por incapacidade temporária”;
- Se for necessário, o INSS marcará perícia médica presencial.
Por fim, veja mais notícias sobre o INSS clicando aqui.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
