Por que a dipirona está proibida de ser usada fora do Brasil?

Tente não se impactar ao saber o motivo pelo qual a dipirona está proibida fora do Brasil
A título de informação, a dipirona é um dos medicamentos mais populares do mundo, amplamente utilizada por suas propriedades analgésicas e antipiréticas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Indicada para aliviar dores e febres, é acessível e eficaz, o que a torna presença constante em lares e hospitais.
A saber, mesmo com algumas controversas em alguns países, seu uso continua difundido em grande parte do mundo, inclusive no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso, vocês irão saber agora o motivo pelo qual a dipirona acaba sendo proibida em alguns países.

POR QUE A DIPIRONA É PROIBIDA?
Bom, para melhor entender sobre o assunto, de acordo com informações do portal g1, da Globo, em lugares como os Estados Unidos e uma parcela da União Europeia, esse fármaco está proibido há décadas.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
O motivo da proibição vem de um possível efeito colateral grave da medicação: a agranulocitose, uma alteração no sangue grave e potencialmente fatal marcada pela queda na quantidade de alguns tipos de células de defesa.
Além disso, confira mais detalhes sobre os principais motivos da proibição:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Agranulocitose: Essa reação adversa pode ser fatal se não diagnosticada e tratada rapidamente.
- Política de precaução: Em países com sistemas de regulação mais rígidos, a existência de alternativas seguras como o paracetamol e o ibuprofeno levou à decisão de banir a dipirona.
- Falta de consenso científico: Enquanto estudos indicam que o risco é muito baixo, ainda existe debate na comunidade médica sobre a relação direta entre o uso da dipirona e a agranulocitose.
No entanto, em países como o Brasil, Alemanha, Rússia e México, a dipirona continua sendo amplamente utilizada e considerada segura quando usada sob orientação médica.

QUAL É O MEDICAMENTO MAIS VENDIDO DO BRASIL?
Em 2024, o medicamento mais vendido no Brasil foi a losartana, com mais de 167 milhões de unidades comercializadas. Utilizada no tratamento da hipertensão arterial, sua ampla prescrição e o custo acessível dos genéricos contribuíram para essa liderança no mercado farmacêutico nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bianca Rayla
Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br