Por que o câncer no pâncreas de Edu Guedes é tão letal? Veja percentual de quem se cura

Edu Guedes é diagnosticado com câncer no pâncreas e passa por cirurgia de emergência
O apresentador Edu Guedes, de 51 anos, que comanda o programa Fica Com a Gente na RedeTV!, passou por uma cirurgia delicada no último sábado (5), após ser diagnosticado com câncer no pâncreas. O procedimento foi realizado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com boletim divulgado nesta segunda-feira (7), o quadro de saúde do apresentador é estável: “O chef e apresentador Edu Guedes passou bem a noite, segue em recuperação, estável e evoluindo de forma positiva. Cada dia é uma vitória”, informou sua assessoria.

Por que o câncer de pâncreas é tão perigoso?
Entre todos os tipos de câncer, o que atinge o pâncreas é um dos mais letais. Isso acontece, principalmente, porque os sintomas costumam aparecer apenas em estágios mais avançados, dificultando o diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o oncologista Jefferson Pimenta, do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a localização anatômica do pâncreas dificulta a detecção do tumor nos exames de rotina.
“Esse tumor é silencioso no início e está localizado em uma região profunda do abdome. Isso atrasa o diagnóstico e favorece o surgimento de metástases precoces”, explica o médico.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Dados do Ministério da Saúde apontam que o câncer de pâncreas apresenta uma média de 5,62 mortes a cada 100 mil habitantes no Brasil. Mundialmente, ele ocupa a sexta posição entre as principais causas de morte por câncer.
Além da dificuldade no diagnóstico, o tumor costuma ser resistente aos tratamentos convencionais, como a quimioterapia. Isso reduz significativamente as chances de cura, especialmente quando o câncer já está em estágio avançado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sintomas e sinais de alerta
Os sinais da doença, quando aparecem, geralmente estão ligados à obstrução das vias bilio-pancreáticas. Entre os principais sintomas estão:
- Icterícia (pele e olhos amarelados);
- Dor na parte superior do abdome;
- Perda de peso inexplicável;
- Cansaço extremo;
- Aumento do volume abdominal;
- Enzimas pancreáticas elevadas.
Portanto, por serem sintomas comuns a outras doenças, muitas vezes o câncer passa despercebido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são os cânceres mais letais e a importância da prevenção?
O câncer de pâncreas está entre os tumores mais letais, ao lado de cânceres no pulmão, fígado e cérebro. Todos compartilham a dificuldade no diagnóstico precoce, o que reforça a necessidade de exames regulares e acompanhamento médico, especialmente em casos com histórico familiar.

Atualmente, os médicos ainda não dispõem de um exame específico e eficaz para detectar precocemente o câncer no pâncreas. Por isso, especialistas recomendam manter hábitos saudáveis, evitar o tabagismo, controlar o diabetes e ficar atento aos sinais do corpo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conclusão
Assim, diagnóstico de câncer no pâncreas de Edu Guedes acendeu o alerta sobre um dos tipos mais letais da doença, marcado pelo diagnóstico tardio e sintomas silenciosos. Atualmente, em recuperação após cirurgia de emergência, o apresentador segue estável.
Ana Maria traz notícia sobre Edu Guedes após câncer: “Orando”
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Sandra Cotrim
Sandra Cotrim é jornalista com anos de trajetória no TV Foco, onde atua como uma das principais redatoras na cobertura de televisão, celebridades e atualidades há mais de quatro anos. Assim, com forte apuração jornalística e olhar analítico, dedica-se a informar o público com credibilidade, profundidade e atenção aos bastidores do mundo da TV.