Por que os olhos lacrimejam quando bocejamos?

Sabia que existe uma explicação para o fato dos nossos olhos lacrimejarem quando bocejamos? É uma curiosidade que poucos sabem a resposta, mas, sempre impacta
Quando bocejamos, curiosamente os nossos olhos lacrimejam. É uma curiosidade que pode ter passado despercebida por você, mas, ela sempre ocorre e tem uma explicação plausível para ocorrer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ato de bocejar pode indicar cansaço, sono ou apenas um corpo se espreguiçando. Contudo, independente do motivo, seus olhos vão lacrimejar nessa hora.
E QUAL O MOTIVO DISSO OCORRER QUANDO BOCEJAMOS?
Segundo o perfil no Instagram Unico Laser, isso vai ocorrer por conta de uma reação do nosso próprio corpo a esse tipo de iniciativa:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Quando bocejamos, nosso corpo ativa uma série de reações do sistema nervoso autônomo, o mesmo que controla funções automáticas como a respiração e os batimentos cardíacos”, disse o perfil.
Então, ocorre que: “Durante o bocejo, músculos ao redor dos olhos se contraem ligeiramente, o que pode comprimir a glândula lacrimal e causar aquele excesso de lágrimas”.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
NÃO REPRESENTA NADA GRAVE
Por ser um reflexo lacrimal, é uma ação completamente natural e inofensivo. Além disso, bocejar oxigena o corpo e relaxa, então, isso faz até bem para você. Pode ficar tranquilo.
Aliás, até se atente aos sinais do seu corpo. Se está bocejando muito, é bom descansar um pouco, afinal, pode ser que você está precisando e uma pausa. Não force muito a barra, pois, o corpo pede.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUANDO É MUITO, FAZ MAL?
Não, contudo, em algumas situações, o bocejo excessivo pode ser um sintoma de problemas de saúde, como distúrbios do sono, alterações hormonais ou problemas neurológicos.
Além disso, caso seja excessivo cause algum incômodo ou se for acompanhado de outros sintomas preocupantes, como dor no peito, falta de ar ou desmaios, então é importante procurar um médico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONCLUSÃO
Quando bocejamos os nossos olhos lacrimejam e isso é normal. Aliás, é até bom, afinal, é apenas o seu corpo tendo uma reação natural a ação. Seu corpo está sempre fazendo algo que seja bom, então, basta se atentar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
EXISTE BOCEJO CONTAGIOSO?
Já viu alguém bocejar e em seguida repetiu a ação? Estudos dizem que o bocejo é frequentemente contagioso, e acredita-se que pessoas mais empáticas podem ser mais facilmente influenciadas pelo bocejo de outras.
Sendo assim, não é algo grave, apenas curioso e às vezes até engraçado de ocorrer perto de desconhecidos.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larisse Oliveira
Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br