Portas fechadas, redes sociais apagadas e calote em massa: O fim arrasador de loja tradicional de móveis

Loja de móveis famosa sumiu das redes sociais após fechar as portas e dar um calote em centenas de brasileiros. Confira os detalhes
A Sofá Design, uma verdadeira gigante do setor dos móveis em Salvador, deixou dezenas de brasileiros na mão após decretar o encerramento de suas atividades e simplesmente sumir do mapa. A empresa apagou as redes sociais e deu um super calote nos clientes. Vamos mostrar todos os detalhes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme divulgado pelo portal ‘Metro1’, além de sumir sem dar qualquer notícia ou explicação aos clientes, a loja ainda deletou as redes sociais e ficou sem nenhum contato de telefone. Vale destacar que os casos de calote envolvendo a empresa começaram em 2022, e o sumiço dela foi em 2023.
Em fevereiro de 2023, a loja virou alvo de denúncias em 8 cidades brasileiras. O estabelecimento que fechou as portas, apagou os perfis nas redes sociais e não deu retorno aos clientes que haviam comprado na loja estava localizada no bairro do Caminho das Árvores, em Salvador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Calote em massa nos clientes
Conforme a fonte, clientes relataram na época que fizeram compras de mais de R$ 4 mil, e como estavam aguardando a entrega só perceberam depois o calote que levaram. Relatos de outros consumidores mostraram que, a única satisfação receberam da Sofá Design foi um aviso colocado na porta da loja.
“Caro cliente, loja fechada para troca de showrroom, estamos com atendimento online pelo WhatsApp ou pelo e-mail”, dizia o informativo. As pessoas que realizaram ligações para a empresa, disseram que o número de telefone ofertado não funcionava.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
“Entrei em contato com a vendedora para comprar mais duas poltronas e percebi que a mensagem não chegava. Então procurei o Instagram da loja, que não existia mais. Achei, por outro lado, uma conta que denunciava o golpe em escala nacional. Me desesperei. Tem gente que perdeu até R$ 27 mil. Acho que a ficha das pessoas que compraram nessa loja em Salvador ainda não caiu, descobrimos tudo recentemente”, relatou uma cliente ao portal Metro1.
Ao tentar entrar em contato pelo telefone, os clientes se deparam com a seguinte mensagem: “Este telefone está bloqueado para este tipo de chamada”. Na época, a advogada da loja disse que, os clientes que não receberam os móveis comprados em Salvador (BA), seriam ressarcidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, a loja afirmou que os atendimentos estavam sendo feitos de maneira online. No entanto, não há novas informações sobre o andamento do caso. Em resposta ao Metro1, o diretor de fiscalização do Procon-BA, Iratan Vilas Boas, informou que o órgão conduzia uma investigação sobre a empresa Sofá Design.
Situação da loja
Após a repercussão dos casos de Salvador, o Grupo Sofá Design acionou o Poder Judiciário a fim de pedir por uma recuperação judicial. A empresa justificou a crise com fatores econômicos nacionais, como alta dos juros e encarecimento dos insumos, além da necessidade de reestruturação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em nota oficial, no dia 28 de fevereiro de 2023, a Sofá Design afirmou:
“A loja Sofá Design vem a público comunicar que está passando por um momento de reestruturação organizacional com o objetivo de superar a profunda crise econômica provocada pela intensa alta do preço dos insumos de produção e rápida elevação das taxas de juros.
A empresa submeterá ao Poder Judiciário pedido de recuperação judicial, além de já ter adotado medidas de diminuição de despesas, a partir do fechamento de lojas deficitárias e a diminuição do seu quadro de funcionários.
Neste momento, todos os esforços estão concentrados na regularização da fabricação e entrega dos móveis comercializados, honrando o compromisso assumido com os seus clientes e com uma história de décadas de atuação no Estado do Rio Grande do Norte, com expansão para outros estados brasileiros.”
No dia 21 de março de 2023 a empresa confirmou o início da recuperação judicial, contudo, após os ocorridos, a empresa sumiu e não se manifestou mais sobre o caso. Veja:
“O GRUPO SOFÁ DESIGN comunica que, na data de hoje (21/03), foi deferido, em decisão judicial da 22ª Vara Cível da Comarca de Natal/RN, o processamento da Recuperação Judicial do Grupo, marco importante para a reestruturação da nossa atividade empresarial, garantindo ainda transparência e legalidade em cada passo desse processo”.
Além disso, até o momento não encontramos ou não foram encontradas manifestações públicas sobre o caso, no entanto, o espaço segue aberto caso a loja queira se manifestar.
Qual a diferença da falência para a recuperação judicial?
Conforme o portal Vem Pra Dome, ambos os institutos visam a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento. Na recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa.
Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas. A ideia da recuperação é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, considerado irrecuperável.
Confira mais matérias sobre o fim de empresas clicando aqui.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br