Adeus em Porto Alegre, RS: O fim de serviço aclamado no shopping Bourbon Country após 18 anos

Shopping Bourbon Country enfrenta encerramento de serviço aclamado após 18 anos em Porto Alegre! Saiba mais
Em setembro de 2021, o Espaço Itaú de Cinema anunciou oficialmente o fechamento das unidades localizadas em Porto Alegre, Salvador e Curitiba.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Este movimento ocorreu após um período prolongado de operação com taxa de ocupação inferior a 20% desde 2019. Na capital gaúcha, as salas de exibição funcionaram por 18 anos consecutivos no shopping Bourbon Country.
A partir de informações divulgadas pelo portal ‘Guaíba’, a equipe do TV Foco, especializada em Economia, traz mais detalhes sobre o tema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reestruturação estratégica
Naquela época, a rede decidiu reestruturar suas estratégias para se adaptar às novas demandas do mercado. Assim, intensificou sua presença digital enquanto revisava a infraestrutura física das salas de cinema. Para tanto, estabeleceu uma parceria com a plataforma de streaming Itaú Cultural Play.
Essa iniciativa oferecia gratuitamente uma ampla programação de filmes e audiovisuais brasileiros na web. Até então, a plataforma abrangia 175 títulos oriundos de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Benefícios aos correntistas antes do fechamento
Antes do anúncio em setembro de 2021, o banco Itaú proporcionava um desconto de 50% nos ingressos de cinema nas unidades pertencentes ao Espaço Itaú de Cinema. Esse benefício estava disponível exclusivamente para quem realizasse pagamentos utilizando os cartões do banco.
No entanto, com a mudança na administração, essa vantagem deixou de existir logo após o encerramento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Redefinição das operações após o anúncio
As salas de cinema localizadas no Bourbon Shopping e no Shopping Frei Caneca, ambas em São Paulo, além das unidades no Shopping Casa Park, em Brasília, e na Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro, passaram a ser administradas pela Cinesystem Cinemas.
Já a unidade situada na rua Augusta, em São Paulo, foi transferida para a gestão de Adhemar de Oliveira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Impacto do histórico de fechamentos
Conforme o portal ‘Passageiro de Primeira’, desde 2021, o Itaú também já havia interrompido as atividades nas unidades de Curitiba e Salvador.
Com o encerramento das últimas unidades sob parceria com o Espaço Itaú, o desconto de 50% em ingressos adquiridos com cartões do Itaú não foi mais válido a partir daquela data. Portanto, os clientes perderam esse benefício definitivamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até o momento do anúncio em setembro de 2021, a nova operadora das salas, a Cinesystem, não confirmou qualquer intenção de firmar uma parceria com os correntistas do Itaú.
Vale ressaltar que em maio de 2024, o Itaú confirmou que a Cinesystem assumiu as salas onde operava o Espaço Itaú de Cinema.
“O Instituto Unibanco de Cinema, um dos braços culturais do Itaú Unibanco, comunica a venda de salas do Espaço Itaú de Cinema para a rede de cinemas Cinesystem, empresa com 25 anos de atuação no mercado exibidor. A operação inclui quatro complexos nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo”, informou na ocasião.

Quais as principais consequências do encerramento?
Dessa maneira, o fechamento das salas do Espaço Itaú de Cinema impactou diretamente os moradores das regiões afetadas.
Além disso, causou alterações no panorama cultural local. Entre os principais pontos a considerar estão:
- A perda de um espaço icônico de exibição cinematográfica;
- A redução das opções de lazer para os habitantes locais;
- O deslocamento dos espectadores para outras redes de cinemas.
Considerações finais
Dessa forma, o encerramento das unidades do Espaço Itaú de Cinema marcou o fim de uma era para os amantes do cinema em Porto Alegre, Salvador e Curitiba, especialmente considerando os 18 anos de atuação na capital gaúcha.
Ao mesmo tempo, a transição para plataformas digitais e novas parcerias inidcou a necessidade de adaptação às mudanças do mercado audiovisual global.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Hudson William
Hudson William é um profissional com ampla experiência em comunicação social na web, acompanhando os bastidores da televisão brasileira desde 2008. A partir de 2012, passou a integrar a equipe do portal TV Foco, onde atua como redator, produzindo matérias com responsabilidade e credibilidade. Ao longo de sua trajetória, assinou textos em diversas editorias — de televisão e entretenimento a esportes, atualidades e curiosidades — sempre com foco em informar e engajar o público digital de forma clara, ética e relevante.