Comunicado INSS chega para beneficiários do INSS estarem cientes de pagamento que chega mesmo estando trabalhando
A garantia de um benefício do INSS é uma grande alegria para milhões de brasileiros conseguirem ter uma renda mensal. No caso da aposentadoria, por exemplo, ela chega para muitas pessoas deixarem de trabalhar e passarem a ser contemplados com uma quantia mensal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, você sabia que existe um benefício do INSS que o cidadão pode receber enquanto continua trabalhando? Muitos não fazem ideia desse montante, mas, ele existe e é uma excelente garantia.
Benefício do INSS
Em suma, estamos falando do auxílio-acidente, benefício pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e que pode ser vantajoso. O mesmo chega para trabalhadores que sofreram um acidente e, mesmo tendo se recuperado, ficaram com sequelas permanentes que diminuem a capacidade laboral.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, a grande vantagem do benefício é que o trabalhador pode acumulá-lo com o salário, recebendo um dinheiro extra enquanto continua exercendo sua atividade. Outro ponto importante é que, na hora de se aposentar, o cálculo da aposentadoria considera tanto o salário como o valor do auxílio-acidente, garantindo assim uma renda maior na terceira idade.
Afinal, o que é o auxílio-acidente?
Em suma, o auxílio-acidente se trata de um benefício previdenciário garantido ao trabalhador segurado pelo INSS vítima de um acidente de qualquer natureza. Com resultado disso, o mesmo ficou com sequelas permanentes e que baixam sua capacidade laboral.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O benefício não substitui o salário do trabalhador, mas chega como uma compensação financeira diante da baixa na capacidade de trabalho. O pagamento é garantido após a consolidação das lesões e a cessação do auxílio-doença.
Quem pode receber o auxílio-acidente?
Ademais, para garantir o direito ao auxílio-acidente, o trabalhador precisa ter contribuído para o INSS e estar enquadrado como segurado na ocasião do acidente. Não é necessário que o acidente ocorra durante o trabalho, mas é fundamental que uma perícia médica oficial diagnostique sequelas permanentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como solicitar o benefício do INSS?
Em suma, para pedir o benefício do INSS, basta cumprir os requisitos a seguir:
- Documentação necessária: é preciso reunir documentos pessoais, médicos e com relação ao acidente;
- Agendamento de perícia: o pedido inicia com o agendamento de uma perícia médica no INSS, que irá avaliar as sequelas e capacidade laboral residual;
- Requerimento Administrativo: o requerimento pode ser realizado por meio do site ou app “Meu INSS” ou presencialmente em uma agência do INSS, a depender da preferência de quem está pedindo.
Veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE