Posso contribuir ao INSS por conta própria? Comunicado traz 3 passos simples para receber benefício

Tudo sobre como contribuir ao INSS visando a aposentadoria
Atualmente o INSS é responsável pelo pagamento de 23,5 milhões de aposentados no país, dentre os principais segurados, podemos citar por motivo de incapacidade, desemprego involuntário, idade avançada, tempo de serviço, encargos familiares e prisão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente. Diante disso, não há como negar a grande importância do INSS na vida de milhões de brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante de tudo isso, muitos acabam se perguntando se podem contribuir com o INSS por conta própria já visando a sua aposentadoria no futuro. Em suma, o valor da contribuição do INSS varia de acordo com a faixa de salário do trabalhador, já que a contribuição é calculada com base na remuneração mensal.
Dessa forma, já para trabalhadores que atuam como empregados, a contribuição é feita de forma progressiva, ou seja, quanto maior o salário, maior o percentual da contribuição. De acordo com informações do portal VLV Adovados, o valor máximo de contribuição para o INSS em 2025 é de R$ 1.050,99, que corresponde a 14% do teto de contribuição de R$ 7.507,49.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em síntese, para aqueles trabalhadores que são autônomos, o valor da contribuição também depende da categoria escolhida para contribuição: se como contribuinte facultativo ou empresário, o percentual será de acordo com a faixa salarial e a forma de contribuição.
Posso contribuir ao INSS por conta própria?
Pois bem, a resposta é sim. A verdade é que você pode e deve contribuir com o INSS por conta própria. Principalmente se o cidadão exerce atividade remunerada como autônomo ou profissional liberal. Isso é uma obrigação legal, conforme a legislação previdenciária brasileira. As informações são do portal JUS Brasil.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Por fim, o valor da contribuição pode ser calculado com base na faixa de renda escolhida pelo trabalhador, respeitando os limites de contribuição do INSS.
Veja o passo a passo:
- Acesse o Meu INSS e clique em “Inscrever no INSS”;
- Clique em “Cidadão”;
- Clique em “Inscrição”, em seguida em “Filiado” e leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
Para concluir a solicitação, é obrigatório apresentar o CPF e um documento de identificação (carteira de identidade, de motorista ou de trabalho).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bianca Rayla
Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br