A verdade sobre se o trabalhador brasileiro pode acabar exigindo o seu 13º salário em parcela única
Estamos beirando o mês de novembro deste ano de 2025 e assim, o assunto da vez não é outro: só se fala no pagamento do 13º salário. A título de informação, no que diz respeito ao abono salarial, a primeira parcela deve ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro. E assim, a segunda parcela até 20 de dezembro. Assim, as expectativas de milhões de brasileiros já estão lá em cima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do portal GOVBR, o décimo terceiro se trata de um direito assegurado pela Constituição Federal a todos os trabalhadores empregados no Brasil.
Sendo assim, de acordo com a lei, acaba sendo previsto que o prevê que o décimo terceiro salário seja pago em duas parcelas. Contudo, a dívida que não quer calar é: eu posso exigir meu pagamento em uma única parcela? Pois bem, vamos descobrir!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sem mais delongas, em síntese, a decisão sobre se o pagamento em uma parcela, ou em duas parcelas, fica a critério do empregador. Ou seja, o funcionário não pode acabar fazendo essa exigência. Assim, se você trabalhador, achava que contava com esse direito, perante a lei, essa decisão fica a cargo do seu chefe. Mas, não podemos deixar de citar que o importante mesmo é receber o benefício, não é mesmo?
Não podemos negar a importância do décimo terceiro salário aos trabalhadores, afinal, se trata de um verdadeiro alívio financeiro no bolso de muitos, especialmente no final de ano, que é um mês onde os gastos acabam aumentando bastante.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem não tem direito ao décimo terceiro salário?
Em síntese, aquele trabalhador em regime CLT que acabar sendo demitido por justa causa, ele perde o direito de receber o décimo terceiro salário.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE