Posso tirar férias antes de completar 12 meses no trabalho? Veja o que lei trabalhista diz a respeito

Entenda se é possível tirar férias antes de completar 1 ano na empresa. Veja o que a CLT permite, os direitos do trabalhador e mais

01/08/2025 11h38

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Posso tirar férias antes de completar 12 meses no trabalho? Veja (Foto: Reprodução/ Internet)

Entenda se é possível tirar férias antes de completar 1 ano trabalhando em uma empresa

As férias são um dos principais direitos dos trabalhadores brasileiros e estão previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). No entanto, muitos profissionais ficam em dúvida quando esse é o assunto.

Afinal, será que é possível tirar férias antes de completar 12 meses no emprego? Bom, a resposta para essa pergunta vai depender do seu tipo de trabalho. A seguir, veja as possibilidades e o que a legislação trabalhista determina.

Posso tirar férias antes de 12 meses de carteira assinada?

De acordo com a CLT, o trabalhador tem direito a 30 dias de férias por ano após completar 12 meses de vínculo com a empresa, a lei chama esse intervalo de período aquisitivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, as férias normalmente só podem ser usufruídas após esse ciclo. Além disso, a lei garante o pagamento do salário acrescido de 1/3 até dois dias antes do início das férias.

Isso é o que diz a lei trabalhista. Porém, é possível que o empregador antecipe o período de descanso mesmo que o funcionário ainda não tenha completado o período aquisitivo, desde que isso ocorra por meio de um acordo entre as partes.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Essa possibilidade é chamada de férias antecipadas. Além disso, segundo o portal Solides, a maioria dos casos que acontecem são de férias coletivas, em raros casos a individual.

Férias e organização do descanso

Desde a Reforma Trabalhista de 2017, o período de férias também pode acabar sendo dividido em até três partes, sendo que uma delas deve ter no mínimo 14 dias corridos e as outras duas, pelo menos 5 dias cada.

O trabalhador ainda pode vender até 10 dias de férias, convertendo esse tempo em valor a ser pago junto com o salário do mês de descanso.

Além disso, o empregador deve avisar a data das férias com pelo menos 30 dias de antecedência, permitindo que o trabalhador se organize.

Afinal, quais os principais benefícios de ser CLT?

Em resumo, a CLT garante diversos benefícios aos trabalhadores de carteira assinada que oferecem mais segurança e estabilidade. Os principais são:

  • Férias remuneradas com adicional de 1/3;
  • 13º salário no fim do ano;
  • FGTS, com depósitos mensais feitos pelo empregador;
  • Contribuição ao INSS, com direito à aposentadoria e outros auxílios;
  • Aviso prévio em caso de demissão;
  • Seguro-desemprego;
  • Licença-maternidade e paternidade;
  • Adicionais de periculosidade, insalubridade e horas extras;
  • Estabilidade em casos como gravidez e acidente de trabalho;
  • Jornada controlada, com limites e pausas obrigatórias.

Por fim, veja: Lei trabalhista em vigor libera 12 faltas justificadas sem descontar nada do salário em 2025

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.