Post do leitor: Na Record, a pressa é inimiga da audiência! - TV Foco https://tvfoco.uai.com.br/post-do-leitor-na-record-a-pressa-e-inimiga-da-audiencia O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Sat, 04 Oct 2025 03:05:55 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ Post do leitor: Na Record, a pressa é inimiga da audiência! https://tvfoco.uai.com.br/post-do-leitor-na-record-a-pressa-e-inimiga-da-audiencia/ Fri, 09 Nov 2012 15:18:37 +0000 http://tvfoco.pop.com.br/?p=139731 Um dia existiu uma Record que até poderia não conseguir arrancar de vez o primeiro lugar da Globo, porém, incomodava a mesma em alguns horários. Um dia existiu uma emissora que respeitava o telespectador com uma grade de programação sólida, onde nós sabíamos qual era a hora de um programa começar e também de acabar. Parecia que a fórmula para se consolidar na vice-liderança havia sido descoberta, mas, quando tentaram descobrir a fórmula para chegar ao primeiro lugar, perderam aquela que já tinham, e a partir daí tentaram achar os ingredientes para fazê-la novamente, mas não conseguiram!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A lição de uma não serviu para a outra. Não é novidade para você que está lendo este texto o fato de que a Record comete hoje os mesmos erros que levaram o SBT a perder a vice-liderança, posição que a emissora de Silvio Santos está recuperando pelo desespero da concorrente. O certo seria aprender com os erros do outro, é ou não é? Para a Record não!

A Record a cada dia vem perdendo a credibilidade dos seus telespectadores com as mudanças na programação, e essas mudanças não estão surtindo nenhum efeito na audiência da emissora, ou melhor, até estão, mas um efeito negativo. Não tem como entender o que se passa na cabeça dos diretores da Record que ainda não entenderam que tudo lá dentro tem que ser reestruturado. O que dizer de uma emissora que fatura bilhões por ano, mas não sabe usar esse dinheiro para benefício na sua audiência? De que adianta gastar um “dinheirão” em produções, mas colocá-las em péssimos horários? Gasto de mais para audiência de menos!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não estou aqui para falar que a Record copiou a Globo em sua programação, até porque uns vão dizer que sim, e outros não. Mas vamos citar só um exemplo que pode nos mostrar o porquê da emissora que dizia um dia chegar ao primeiro lugar, agora lutar para não perder o segundo.

Vamos voltar ao ano de 2008, quando a Record exibiu o sucesso chamado “Caminhos do Coração”. Não podemos negar que a novela incomodou e bastante e a Globo. Em seu último capítulo marcou 23 pontos de média, fazendo a Globo marcar a pior audiência em uma estreia de novela das 8. Naquele dia, “A Favorita” registrou apenas 35 pontos no Ibope.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Porém, o problema estava começando, o que viria após o sucesso “Caminhos do Coração”? Poderiam ter inovado e colocado uma novela com um tema diferente… Mas não! Preferiram fazer um tipo de uma “saga mutante” e exibir mais duas novelas com o mesmo tema, sendo a continuação da trama anterior. Com isso a Record fez com que a sua audiência, que poderia ter crescido com um produto inovador, caísse ladeira abaixo. Também foi perdendo aos poucos a credibilidade do seu telespectador, que exige algo diferente. Enfim terminaram a saga, mas aí o sucesso não era mais o mesmo, pois parte do público havia se debandado para a concorrência que exibia algo novo, enquanto a Record teimava em mostrar dinossauros, vampiros e lobisomens. Não era mais fácil ter sentado e pensado em exibir uma novela diferente para conquistar ainda mais a audiência do público ao término de Caminhos do Coração? Mas aí entrou também o medo de perder a audiência conquistada, coisa que de
uma forma ou outra aconteceu. Tudo isso aliado depois à mudança frequente de horários foi fazendo com que a Record perdesse a credibilidade e consequentemente a audiência em suas novelas.

Um grave problema da Record é sugar a audiência dos seus programas de sucesso até virarem fracasso. Precisou marcar apenas um dígito de audiência em “Promessas de Amor” para que encerrassem a “saga mutante” que já estava em sua terceira temporada. Vão ver eles haviam se tocado que o público já tinha cansado! Vimos o mesmo em “Rei Davi”. A minissérie chegou a liderar no Ibope, porém, quiseram se aproveitar do sucesso exibindo reprises dos primeiros capítulos, sendo que a trama ainda não havia terminado. Cansa ou não cansa?! O Resultado foi que em seu final, Rei Davi já havia sofrido uma queda em seus índices.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas o erro principal da Record foi e continua sendo a “pressa”. Se a emissora exibia de uma forma absurda alguns produtos com o mesmo tema, podia-se imaginar que um dia o público cansaria disso e iria migrar para a concorrência, e com isso a audiência iria cair. Mas a Record não pensou nisso, e quando se deu conta do que estava acontecendo começou de maneira desesperada a tomar decisões que não surtiram nenhum efeito.

O alvo que era a Globo estava cada vez mais longe, pois o SBT havia voltado a incomodar. Ao invés de sentarem para analisar a situação e bolar uma forma de recuperar o público que havia se cansado de ver a emissora sugar as suas programações até não poder mais, tomaram atitudes precipitadas, e acharam que o problema estava nos horários. Enganaram-se!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Record tinha uma grade boa, porém, os seus produtos que deveriam ser inovados, coisa que não aconteceu… Na pressa foram mudando a cada semana a grade de programação, mudança esta que chegou ao ponto dos telespectadores não saberem o que iria passar em alguns horários da Record.

Começaram a brincar de fazer emissora, acharam que a fórmula eram os horários, mas na verdade eram os produtos que precisavam ser renovados. Foram perdendo cada vez mais a credibilidade, e há essas horas até o “jornalismo de primeira” já estava perdendo seu público. A Globo foi se isolando na liderança, e aquela que queria o seu lugar foi vendo o SBT chegando perto pelo retrovisor, pois a emissora do Silvio renovou!

A realidade agora é que a Record já disputa nos décimos a vice-liderança com o SBT. Alguns ali já perceberam que são os produtos da casa que necessitam de uma reformulação, porém, o departamento de programação da Record ainda não viu isso, e de uma maneira absurda continua mudando os horários de uma maneira desrespeitosa para com o telespectador. A situação atualmente está tão complicada, que tem programas que são tirados do ar, e não sabem o que colocar no lugar. Na pressa, chutam alguma coisa que pode ser que dê certo, mas não dá! E agora, como recuperar a credibilidade perdida durante todo esse tempo? Desse jeito que estão fazendo é que não vão conseguir. A verdade é que enquanto a Record foi perdendo a confiança do seu público, o SBT foi conquistando-a de volta. Esse é o motivo da disputa pelo segundo lugar.

O que se deve fazer agora é parar e pensar em um projeto de reestruturação geral da Record, e não só em um ou dois departamentos. O problema ali se chama a pressa do departamento de programação em fazer mudanças na grade quando algo não dá audiência. Parece que a ordem é: “não deu audiência, tá fora”. O respeito com o telespectador não se sabe onde foi parar. Com isso, a grade tem ficado cada vez pior, e a audiência tem caído cada vez mais. Nesse caso, a pressa é inimiga da audiência, pois se parassem para pensar achariam uma solução. Lembrando que o SBT precisou perder o segundo lugar para pensar em algo inovador. Parece que a Record de fato não aprendeu com a concorrente.

Encerro dizendo que a Record é sim uma emissora que tem uma grande capacidade de atingir ótimos resultados em suas produções, o problema está em não saber usar esta capacidade da maneira correta e na “hora” correta.

Existe rodízio de carne, pizza, enfim. Agora, rodízio na grade de programação de uma emissora que deseja o primeiro lugar na audiência…
Meu amigo, não da para acreditar! O setor de programação da Record precisa de ajuda com urgência.

Texto enviado por: Osmar Teixeira

As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não reflete a opinião do site TV Foco.

The post Post do leitor: Na Record, a pressa é inimiga da audiência! appeared first on TV Foco.

]]>