Post do leitor - TV Foco https://tvfoco.uai.com.br/post-do-leitor O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Wed, 12 Nov 2025 12:20:00 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ A classe C perdeu a classe? https://tvfoco.uai.com.br/a-classe-c-perdeu-a-classe/ Sun, 13 Dec 2015 11:25:20 +0000 http://otvfoco.com.br/?p=405618
Marcelo Rezende (Foto: Reprodução / TV Record)
Marcelo Rezende (Foto: Reprodução / TV Record)

“temos programas policiais que só exploram nossas misérias e delas fazem seus ‘shows'” (Foto: Reprodução / TV Record)

Em 2012 escrevi o artigo “A Classe ‘A’ Perdeu a Classe”, onde tratei sobre a ascensão da classe C na TV. Sobretudo, na TV Globo. Naquele tempo, a emissora carioca levava ao ar grandes sucessos como “Avenida Brasil”, “Cheias de Charme” e o – hoje desgastado – “Esquenta”. Tais produções tinham algo em comum e muito peculiar, pois, juntas, apresentavam em seus papeis principais aqueles que hoje, infelizmente, parecem pouco interessar, mas que ainda são a maioria na TV aberta: a classe C.

Os tempos pareciam outros, as diaristas e donas de casa alçavam o sucesso e eram destaque na emissora que sempre teve seu conteúdo feito para os ricos. O menino nascido no lixão também o fez. Ainda que saiba fazer, a TV aberta em geral, não quer dar voz aqueles que são sua maioria, porém temos programas policiais que só exploram nossas misérias e delas fazem seus ‘shows’.

É triste ligar a TV e lidar com tal realidade, quando temos muito mais a oferecer e sabemos do poder dela se quiser explorar o nosso melhor. É triste, ligar e lidar com Marcelo Rezende, Datena e tantos outros explorando e tirando o máximo de nossas misérias do dia-a-dia. É triste, ligar e lidar com um faz de conta, pintando o quadro como os ricos querem enquanto rimos aceitando e fingindo entender. Nós não regredimos ou diminuímos, a TV é quem o fez – e faz – cada vez que nos ignora. E não amigos, nós não perdemos a classe! Eles só não querem nos valorizar.

Texto enviando pelo leitor: Igor Jinn

post do leitor

Obs: As opiniões expressas neste artigo são de inteira responsabilidade do escritor, não correspondendo, obrigatoriamente, as do site TVFoco.

The post A classe C perdeu a classe? appeared first on TV Foco.

]]>
Em defesa das “barrigas” nas novelas https://tvfoco.uai.com.br/em-defesa-das-barrigas-nas-novelas/ Sun, 20 Sep 2015 23:22:20 +0000 http://otvfoco.com.br/?p=387501
Romero (Alexandre Nero) (Foto: Globo/João Miguel Júnior)
Romero (Alexandre Nero) (Foto: Globo/João Miguel Júnior)

Globo exige em suas novelas, como “A Regra do Jogo”, uma pressa exacerbada em contar a história (Foto: Globo/João Miguel Júnior)

Vocês devem estar estranhando a razão desse texto, já que diversos críticos da TV acreditam que as “barrigas” são um “inimigo a ser combatido” em se tratando de novelas. Mas eu já chego lá. Inicialmente explico o que é a tal “barriga”: é a parte da trama em que os acontecimentos apresentados não fazem grande diferença na linha principal da história.

Posto isto, exponho porque sou a favor das barrigas. Alguém colocou na cabeça dos diretores da TV, principalmente da Rede Globo, que as novelas teriam que ser extremamente ágeis, pois o público de hoje em dia supostamente iria querer isto devido ao “ritmo moderno”.

Dessa forma, surgem tramas que precisam apresentar em todos os capítulos grandes acontecimentos, como brigas, tiroteios, perseguições de carro, assassinatos, transformando tais fatos extremos nas situações mais banais do mundo.

No entanto, essa história de novela ágil é um ledo engano. Os diretores que pensam assim estão vendo a novela somente como um produto de roteiro. No entanto, acima disso, as novelas são verdadeiros fenômenos sociais do nosso país.

As donas de casa, quando assistem uma novela, não estão somente acompanhando uma história. Entre elas, há toda uma análise feminina da produção da trama e do “universo” apresentado. Dessa forma, mais do que o enredo, veem questões como: “Olha que bonita a decoração dessa casa”, ou “Que vestido bonito o dessa personagem”, ou até mesmo “Eu conheço uma pessoa que age exatamente desse jeito!”. Sendo assim, o papel do autor é saber encaixar uma linha temporal que una todo esse “entorno” à história.

É fato que o brasileiro, talvez não tanto hoje por incompetência dos diretores, mesmo que não esteja prestando a atenção na trama, gosta de manter a TV ligada na novela enquanto conversa com os amigos e, na falta de assunto, volta-se novamente a atenção para a novela.

logo-big-brother-brasil-2015-globo-bbb-vinheta-blog-geek-publicitario-825x464

“Big Brother Brasil” (Foto: Reprodução)

O “Big Brother”, por exemplo, faz mais sucesso aqui no Brasil do que em outros países. A razão? O reality show se tornou, dessa maneira, a novela, que o brasileiro tanto gosta, da vida real. O público está mais interessado em ver como aqueles “personagens” se comportam, o que vestem e suas paixões, do que tramas complexas com perseguições de carro e assassinatos a todo instante. E, é claro, realitys não possuem roteiros complexos nem diálogos mirabolantes. O programa se torna, assim, um mecanismo das pessoas falarem mal da vida das outras, sem culpa.

Dessa forma, as barrigas foram vitais para o sucesso que as novelas fizeram em outros tempos, pois representam um respiro para o telespectador. Diferente de um filme, que necessita de uma tensão à todo instante, as novelas, pelo contrário, são um descanso e uma forma de interação social do público, que sempre comentou os acontecimentos das novelas, e continua fazendo isso, agora nas redes sociais. O ritmo alucinado que as novelas de hoje tem tido só reforçam a decadência nos números que temos observado nos últimos anos. Por isso, o público clama menos tensão e mais barriga, por favor!

Texto: Vinícius Carvalho

 As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site TV Foco.

The post Em defesa das “barrigas” nas novelas appeared first on TV Foco.

]]>
Globo corre risco de não participar do Emmy – Post do Leitor https://tvfoco.uai.com.br/globo-corre-o-risco-de-nao-participar-do-emmy-post-do-leitor/ Wed, 12 Aug 2015 02:20:41 +0000 http://otvfoco.com.br/?p=379546 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Grazi Massafera (Larissa) em cena de Verdades Secretas (Foto: Globo/Zé Paulo Cardeal)
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Larissa (Grazi Massafera) (Foto: Globo/Zé Paulo Cardeal)

Larissa (Grazi Massafera)
(Foto: Globo/Zé Paulo Cardeal)

Nos últimos três anos a globo venceu o Emmy Internacional de melhor telenovela com “O astro” em 2012, “Lado a Lado” em 2013 e “Jóia Rara” em 2014, sendo que havia vencido antes em 2008 com “Caminho das Índias”, novela que está sendo reprisada no “Vale a pena ver de novo”.

De 2014 á 2015 a Globo apresentou produções com menor força para uma indicação e corre o risco de não participar do Emmy Internacional de melhor telenovela neste ano. “Império” apresentou um roteiro e estilo totalmente adverso e fraco em relação as já indicadas e por isso tem mínimas chances de conseguir o feito. “Além do Tempo” tem certas chances de ser indicada por ser uma novela de belíssima fotografia, com um bom enredo e um figurino de época caprichado. “Sete Vidas” esboça chances por sua fotografia e cenas bem dirigidas. “Babilônia” tem exatamente as mesmas chances de “Império”, quase nulas, por seu roteiro defasado e seu desenvolvimento perdido e conturbado, além de ter uma razoável fotografia.

Levando em conta que novelas que retratam momentos históricos tem vantagem, nenhuma delas possuí essa qualidade. Mas, resta a mais bem preparada no momento para ir buscar o Emmy para Globo. Uma novela que tem um belo enredo, e uma ótima fotografia, e que o texto tão bem escrito e as cenas tão bem dirigidas e reproduzidas superam suas “apelações”. “Verdades secretas” esbanja ótimos ganchos e cenas fortes bem produzidas. Mostra o lado negro das agências de modelos e cenas impecáveis de usuários de drogas, dois pontos altos que fazem de “Verdades secretas” a favorita para ser representante da Globo na disputa pelo Emmy Internacional de melhor novela 2015.

Texto enviado pelo leitor  Yago Tadeu

post do leitor

The post Globo corre risco de não participar do Emmy – Post do Leitor appeared first on TV Foco.

]]>
SBT e o amadorismo https://tvfoco.uai.com.br/sbt-e-o-amadorismo/ Wed, 12 Aug 2015 00:07:30 +0000 http://otvfoco.com.br/?p=379544
Sílvio calças

Os tropeços de Silvio Santos

Bem pessoal, escrevo essa coluna para compartilhar a minha opinião sobre o amadorismo do SBT e os erros de Silvio Santos.

Começando, estava na internet buscando notícias sobre entretenimento e diversão (TV) quando me deparo com a notícia: “SBT corta duas horas do “Domingo Legal” para exibir desenhos da Disney”. Fiquei espantada, o “Domingo Legal” estava batendo de frente com a Globo e muitas vezes vencendo o “Domingo Show” da TV Record. Mas quando vi na notícia: “Por ordem de Silvio Santos”, fiquei quieta pois já estava acostumada com essas ideias dele. Em uma entrevista, Silvio disse que no SBT ele é só um funcionário, mas não é bem assim.

Porque Silvio não faz como Edir Macedo? Porque não cuida de outros negócios (Baú da Felicidade, Tele Sena, Hotel Jequitimar etc.)  deixando o SBT para quem entende de televisão? Esse trabalho é do diretor de programação. É ele quem tem que decidir as mudanças. É ele quem entende de audiência.

Aqui deixo minha frustração com o SBT. É uma emissora que eu gosto muito, mas que peca por amadorismo.

Texto enviado pela leitora Emília Gomes

As opiniões expressas neste texto não correspondem, obrigatoriamente, as do site TV Foco, sendo de inteira responsabilidade da escritora.

post do leitor

The post SBT e o amadorismo appeared first on TV Foco.

]]>
A comportada “Banheira do Gugu” https://tvfoco.uai.com.br/a-comportada-banheira-do-gugu/ Sun, 19 Jul 2015 21:55:42 +0000 http://otvfoco.com.br/?p=374326 Há algum tempo, vimos o retorno da “Banheira do Gugu”. Após chamadas na programação da Record, enfatizando o retorno da tão aclamada Banheira, vimos algo que parecia uma cópia mal feita de um dos quadros de mais sucesso da carreira de Augusto Liberato. Nem de longe se comparava aquele quadro com celebridades, com capas de revistas masculinas e que fizeram a alegria de muitos rapazes.

Primeiro um super mistério sobre as celebridades, que nem de longe podem assim serem consideradas. Na verdade se tratava de um time composto por sub-celebridades (em sua maioria ex-participantes de reality shows). E a maior decepção da noite ficou por conta dos trajes das moças, que eram uma espécie de shorts, acompanhados por um top. O que se viu foi, digamos, uma versão comportada da banheira.

Sabemos que o retorno do quadro tinha um único objetivo: atrair audiência. Nos tempos do SBT, o quadro era um sucesso absoluto, sendo lembrado até hoje. Não adianta retomar o quadro e tentar fazer uma versão tão sem sal como essa, afinal, o que impulsionou o quadro para o sucesso foram as belas moças que por ali passaram.

Sinceramente, espero que aprendam com o erro e refaçam o quadro como era, sem esse falso moralismo ou desistam de vez. E que tragam participantes carismáticos, pois os de ontem deixaram muito a desejar. O Bambam não apareceu mais por falta de tempo.

Obs: A opinião expressa nesse texto não representa, obrigatoriamente, a do site TV Foco, sendo de inteira responsabilidade do escritor.

Texto enviado pelo leitor Rafael Saves

post do leitor

The post A comportada “Banheira do Gugu” appeared first on TV Foco.

]]>
Os pecados de Silvio Santos https://tvfoco.uai.com.br/os-pecados-de-silvio-santos/ Sat, 18 Jul 2015 02:43:49 +0000 http://otvfoco.com.br/?p=374115
silvio

O poderoso chefão

Silvio Santos é um mito e isso ninguém duvida. Silvio Santos é um dos melhores apresentadores da história da televisão brasileira, senão o melhor. Mas o dono do SBT comete erros simplórios na programação. Os recentes dados sobre os lucros do Sbt mostram que esse jogo de gastar menos não está rendendo nada.

Sabe-se lá porque resolveram colocar “I Love Lucy” no início da tarde. Uma decisão no mínimo estranha, fazendo a audiência despencar. Antes disso, decidiu reprisar “A ursupadora” e agora “Pérola negra”, tramas que as fitas devem-se estar desgastadas de tão repetidas. Mas o problema não é esse e a audiência é boa,estamos falando de qualidade. Onde está “Revelação”? “Uma rosa com amor” e “Corações feridos”? Porque não tentar valorizar um pouco mais os produtos da casa? Será que o próprio Silvio Santos não confia em suas tramas? Ele entope a programação de enlatados,  quando poderia ter mais produtos da casa. Deve arriscar mais e sair do conforto clichê que é repetir toda vez a mesma coisa com a segurança de que vai dar uma audiência boa.

Queria ver um SBT mais ousado e menos acomodado. Queria ver um SBT valorizando mais a si mesmo do que os outros. Silvio Santos peca muito nisso. Faz do SBT uma grande referêrencia de programação infantil mas extrapola lotando a programação com o mesmo e esquecendo que outros públicos também gostariam de ver coisas diferentes.

Enquanto Silvio Santos fizer do SBT uma “Televisa”, a qualidade da emissora não evoluirá e por medo de se arriscar, não se aproximará da qualidade de produções como “Os dez mandamentos” e as novelas globais. Se os enlatados que bombam tanto na audiência gerasse bons lucros,o Sbt já tinha saído desse marasmo.

Silvio é um gênio como animador,mas no comando do SBT errou e erra bastante.

Obs: As opiniões expostas nesse artigo não refletem, obrigatoriamente, as do site TV Foco e são de inteira responsabilidade do escritor

post do leitorTexto enviado pelo leitor Yago Tadeu

The post Os pecados de Silvio Santos appeared first on TV Foco.

]]>
Até onde vai a hipocrisia de certo segmento religioso sobre a TV https://tvfoco.uai.com.br/ate-onde-vai-a-hipocrisia-de-certo-segmento-religioso-sobre-a-tv/ Mon, 13 Jul 2015 00:09:18 +0000 http://otvfoco.com.br/?p=372604
record-exibe-pela-primeira-vez-beijo-entre-angelis-e-manoella

‘A Fazenda’: tem embriaguez, ira, adultério e/ou fornicação, maledicência, etc

 

Sempre que se inicia uma nova novela na Rede Globo, certo segmento religioso da sociedade, por algum motivo, começa uma campanha de boicote nas redes sociais.

Não muito tempo atrás, fizeram isso com o folhetim ‘Meu Pedacinho de Chão’. O acusaram de ter personagens que faziam alusão à umbanda. Agora, estão fazendo a mesma coisa com a novela ‘Babilônia’, segundo eles, por causa do relacionamento homoafetivo entre duas senhoras, que no primeiro capítulo proporcionaram ao público um simples selinho.

Numa emissora concorrente, que muitos dizem fora comprada com o dinheiro de fiéis religiosos, que faz parte desse segmento, cujo dono é líder espiritual, na grade de programação há programas iguais ou até piores. Ex.: ‘A Fazenda’: tem embriaguez, ira, adultério e/ou fornicação, maledicência, etc; ou seja: tudo aquilo que a doutrina religiosa do Livro Sagrado desse segmento condena.

O mesmo podemos falar de suas novelas, as quais, apesar de ser ficção, ‘estimulam’ práticas condenadas. Enquanto escrevo este post, o apresentador Gugu, da tal emissora, voltou a apelar levando ao ar aquela famigerada ‘Banheira do Gugu’, a qual, todo mundo sabe, é uma forma de buscar audiência fácil, através da exploração da sensualidade feminina, para não falar outra coisa.

Pois bem, eu deixo aqui várias perguntas: cadê esse tal segmento religioso para condenar as atitudes dessa emissora através de um boicote? Cadê os ‘moralistas’ de plantão? Cadê os defensores da família brasileira? Dois pesos e duas medidas? Não vão cortar na própria carne? Ora, se querem cobrar dos outros certas atitudes, vocês não deveriam dar o exemplo? Isso, não seria fazer acepção, que, no próprio Livro de vocês, é condenável? Então!

O que não dá para ficar fazendo é agir de forma hipócrita. Se querem condenar certas produções da Rede Globo que vão contra os seus princípios, tudo bem, tem todo o direito, mas que ajam da mesma forma com outras emissoras, as quais oferecem o mesmo tipo de conteúdo e não fiquem fazendo “vista grossa”.

Texto escrito pelo internauta: Márcio Andrade

As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV Foco, e são de total responsabilidade do seu escritor
post do leitor

The post Até onde vai a hipocrisia de certo segmento religioso sobre a TV appeared first on TV Foco.

]]>
O que falta no “Pânico na Band”? https://tvfoco.uai.com.br/o-que-falta-no-panico-na-band/ Sun, 12 Jul 2015 23:36:55 +0000 http://otvfoco.com.br/?p=372597
O humorista Gui Santana faz sátira de Luiz Bacci (Foto: Divulgação)
O humorista Gui Santana faz sátira de Luiz Bacci (Foto: Divulgação)

O humorista Gui Santana faz sátira de Luiz Bacci (Foto: Divulgação)

Assistindo as últimas edições e acompanhando os números de audiência do programa “Pânico na Band”, me veio as seguintes perguntas: por que o programa tem uma rejeição tão grande dos telespectadores? O que sucedeu aquele programa que atraia público e incomodava as concorrentes? As respostas não são tão simples de responder, mas existem algumas possíveis justificativas.

Talvez isso se deva ao fato de a atração ter perdido a capacidade de inovar, de se reinventar, um pecado capital para um programa de TV. Ao que parece, o público cansou do mesmo cardápio todos os domingos, daí a queda dos números de audiência.

Fato é que o humorístico tem um elenco de ponta e isso, se associado a inovação, pode render bons frutos. O público espera mais e o programa pode oferecer mais, basta querer.

Texto enviado pelo leitor: Leandro Marques

post do leitor

The post O que falta no “Pânico na Band”? appeared first on TV Foco.

]]>
“Verdades Secretas” https://tvfoco.uai.com.br/verdades-secretas/ Mon, 06 Jul 2015 11:30:02 +0000 http://otvfoco.com.br/?p=371127
A novela se manterá nas 22h (Foto: Reprodução)
A novela se manterá nas 22h (Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

A novela das onze “Verdades secretas” da rede globo vem obtendo bons índices de audiência e boa repercussão nas redes sociais. Os destaques são: Rainer Cadete como o homossexual Visky,Rodrigo Lombardi como o misterioso Alex,Marieta Severo como a vilã Fanny e Camila Queiroz como a ingênua e doce Angel.

A trama é misteriosa,sua curta duração permite que mantenham um clima de suspense e mistério sem parecer lento,encerrando seus capítulos com um gostinho de quero mais.

Esse gostinho deixa um clima intrigante no ar. As cenas obscuras,sedutoras e ousadas de “Verdades secretas”,dão um sabor de perigo á trama de Walcyr Carrasco. A personagem Angel é interpretada por uma atriz novata e ainda em evolução,mas seu lado ingênuo é apresentado muito bem na pele dela.

Dá impressão que nunca sabemos de fato o que irá acontecer. O telespectador sente apenas o sabor de perigo e envolvido volta á novela diáriamente. Alex e Angel foram apresentados com capricho e belo desenvolvimento de cena. Há algo estranho entre as personagens,além da quente relação. O título “Verdades secretas” sugere,mas a novela esconde bem o ouro. Seria Alex e Angel irmãos? Seria Alex o grande vilão da trama? Ou minha principal suspeita,seria Alex o pai de Angel? Seria um incesto O grande mistério de “Verdades secretas”? Nos próximos capítulos descobriremos. Tire suas conclusões.

post do leitor

Texto enviado pelo leitor Yago Tadeu

The post “Verdades Secretas” appeared first on TV Foco.

]]>
“Malhação” dá show de roteiro em cima de “Babilônia” https://tvfoco.uai.com.br/malhacao-da-show-de-roteiro-em-cima-de-babilonia/ Mon, 06 Jul 2015 00:20:49 +0000 http://otvfoco.com.br/?p=371114 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Elenco de "Malhação Sonhos" (Foto: Globo/ Divulgação)
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Duca (Arthur Aguiar), Bianca (Bruna Hamu) e João (Guilherme Hamacek) (Foto: Globo/ Divulgação)

Duca (Arthur Aguiar), Bianca (Bruna Hamu) e João (Guilherme Hamacek)
(Foto: Globo/ Divulgação)

Os baixos índices de audiência obtidos por ‘’Babilônia’’ não é motivo de novidade mais para ninguém. A trama que possuí os piores números já vistos pela Globo, vem expondo o caos que direção, autores e atores vem enfrentando.

Na contramão dessa crise, ‘’Malhação sonhos’’ vem empolgando o público e a emissora carioca. Com uma trama ágil, os cenários de luta, as perseguições policiais, o romantismo jovem, e o drama de cada personagem, demonstram que a novela teen tem vários elementos para horário nobre.

Do outro lado, ‘’Babilônia’’ carece desses meios. O núcleo de humor é fraco, o melodrama da mocinha Regina (Camila Pitanga) é exaustivo, e as cenas de suspense mal desempenhadas, erro esse, do diretor geral da novela, Dennis Carvalho.

Entrando na sua reta final, ‘’Babilônia’’ não tem mais o que explorar. Com uma trama confusa, apenas a rivalidade das vilãs, Beatriz (Glória Pires) e Inês (Adriana Esteves) podem prender o público para acompanhar o fim da história. Ao contrário dos personagens de Rafael Vitti e Isabella Santoni, que caíram no gosto do público em ‘’Malhação’’.

Com isso, as atenções agora serão voltadas para ‘’A Regra do Jogo’’, próxima novela das 9, que é escrita pelo autor do sucesso ‘’Avenida Brasil’’, João Emanuel Carneiro. A trama que sucede ‘’Babilônia’’, e tem previsão para estrear no final de Agosto, conta com Alexandre Nero, Vanessa Giácomo, Giovanna Antonelli, Tony Ramos, Cauã Reymond e Suzana Vieira no elenco principal.

post do leitor

Texto enviado pelo leitor Silvino Júnior

The post “Malhação” dá show de roteiro em cima de “Babilônia” appeared first on TV Foco.

]]>