A poupança da Caixa pode ser cancelada por dívidas? O que diz a lei

Descubra se a caixa econômica pode encerrar ou bloquear sua conta poupança por causa de dívidas em seu nome
Grande parte dos brasileiros utiliza a conta poupança da Caixa, ou de outros bancos, como principal meio de guardar o seu dinheiro em segurança e até mesmo de investimento. Contudo, muitos têm dúvidas se a conta pode ser cancelada por causa de dívidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que de acordo com a legislação brasileira, o bloqueio da poupança, em regra, não pode ocorrer. No artigo 833 do Código de Processo Civil, a lei destaca que esse tipo de conta é impenhorável, ou seja, não pode ser retirado a força para pagamento de dívidas.
Veja o que diz a lei:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Art. 833. São impenhoráveis: X – a quantia depositada em caderneta de poupança, até o limite de 40 (quarenta) salários-mínimos.”
Contudo, vale destacar que essa regra não é absoluta, e no fim das contas, a poupança da Caixa, ou qualquer outra instituição financeira pode acabar sendo bloqueada judicialmente devido a dívidas.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Em quais situações a Justiça pode bloquear a poupança por causa de dívidas?
Como destacamos, anteriormente, o CPP garante que o dinheiro guardado na poupança está protegido contra penhora, mas apenas até o limite de 40 salários mínimos.
Dessa forma, se houver um valor maior do que isso, a parte que exceder esse limite pode acabar sendo bloqueada pela Justiça para pagamento de dívidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, outro momento em que a poupança pode sofrer por causa das dívidas é quando ela é usada como conta-corrente. Assim, tendo movimentações frequentes, pagamentos e transferências.
Nesse caso, de acordo com o portal ‘Vitorino e Murta’, a Justiça pode entender que essa conta perdeu sua função original. Quando isso acontece, o valor pode acabar sendo penhorado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, se os valores que entram nessa conta forem de salário, aposentadoria, pensão ou outros benefícios do INSS, eles continuam protegidos por lei e não podem ser bloqueados.
Pode penhorar a poupança em caso de dívida com pensão alimentícia?
A Justiça pode autorizar o bloqueio da poupança e a penhora para pagar dívidas alimentares, como pensão, ou dívidas trabalhistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso vale mesmo que o valor esteja abaixo dos 40 salários mínimos, já que essas dívidas têm prioridade por envolverem necessidades básicas.
Por fim, veja: R$ 10 bilhões: Comunicado do Banco Central crava alerta sobre dinheiro esquecido na Caixa, Itaú e mais
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br