INSS dá presentão de Natal e informa benefício além do salário a milhares em dezembro

INSS entrega benefício além do salário para esses segurados em dezembro! Saiba como funciona e quem tem direito a solicitar
Enquanto a maioria das pessoas associa dezembro ao 13º salário e às festas, o INSS celebra o final de ano informando a entrega de um presentão de Natal, o qual possui um valor incalculável para milhares de segurados: a própria autonomia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além dos salários tradicionais, o INSS atua diretamente na qualidade de vida e na reintegração social.
Inclusive, de acordo com os dados oficiais da autarquia, a Agência da Previdência Social (APS) Cuiabá-Centro confirma esse compromisso ao entregar órteses e próteses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esses dispositivos transformadores não apenas ajustam o corpo, mas também abrem as portas para a reinserção no mercado de trabalho e para uma rotina com muito mais independência.
Um retorno à vida ativa
O fato é que o trabalho da reabilitação profissional exige adaptações físicas cruciais para os segurados e, reconhecendo essa necessidade, o INSS garante esse apoio essencial.
Na primeira semana de dezembro de 2025, a APS Cuiabá-Centro entregou mais seis desses recursos vitais, elevando para 50 o total de próteses definitivas fornecidas pela Gerência-Executiva local desde 2023.
Essa marca impressionante mostra o ritmo e a seriedade com que o Instituto executa sua missão social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para garantir a precisão e a eficácia das entregas, a iniciativa contou com o acompanhamento cuidadoso da equipe de Reabilitação Profissional.
De Cuiabá, as assistentes sociais Érika Paula e Marli Stabilito atuaram lado a lado com a perita médica Elzilene Viegas e o fisioterapeuta Diogo de Sá, da Gerência-Executiva de Belém (PA).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Juntos, eles entregaram dispositivos que incluem extensões de braços, pernas e joelhos, apoiando ativamente os segurados em seu processo de reabilitação.
Relatos de esperança
A concretização do benefício chega para mudar vidas, como a de Valdemir, 54 anos.
Conforme exposto pela própria autarquia, ele sofreu um grave acidente em 2015 e, após um longo período de cirurgias e complicações, precisou amputar a perna em 2019, vítima de uma infecção.
Valdemir, que exercia a profissão de construtor civil, recebe auxílio por incapacidade desde o ocorrido.
Agora, com a nova prótese, ele expressa uma esperança renovada e visualiza uma melhora radical em sua rotina:
“A expectativa agora é melhorar minha movimentação. Vou poder me deslocar com mais facilidade no meu dia a dia, sem a muleta, que é muito trabalhosa” – Afirmou ele.
Como funciona o processo?
Muitos segurados acessam a reabilitação profissional após solicitarem o benefício por incapacidade temporária, mas o interessado também pode pedir diretamente a avaliação para a prótese. O processo segue um rigoroso controle para garantir que o segurado receba o dispositivo ideal.
O médico perito analisa detalhadamente cada caso. Se o dispositivo for indicado, o perito encaminha o cidadão ao programa de Reabilitação Profissional do INSS.
Essa jornada exige a definição do dispositivo adequado, e o INSS seleciona a empresa fornecedora por meio de licitação.
Os técnicos realizam medições individualizadas e, em seguida, a equipe faz uma entrega provisória para adaptação, fase que o segurado utiliza para o ajuste, podendo durar de 30 a 120 dias.
Após o período de ajustes e comprovação da adaptação, a equipe entrega o dispositivo de forma definitiva, finalizando o ciclo de reabilitação física.
Como você solicita o seu benefício das órteses e próteses?
Em suma, o acesso ao programa de reabilitação profissional começa com o agendamento de uma perícia médica.
Os interessados podem fazer a solicitação facilmente pela:
- Primeiramente, use o portal Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular);
- Escolha o serviço “Benefício por Incapacidade Temporária”.
- Acompanhe a tramitação do seu pedido e o desenvolvimento de todo o processo de reabilitação pelas mesmas plataformas, mantendo o controle sobre o seu futuro profissional e pessoal.
Mas, caso prefira, pode usar a Central 135.
Ademais, para mais informações sobre o INSS e seus outros serviços, clique aqui*.
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.
