Preta Gil morreu em NY, a caminho do Brasil: O que acontecerá com o corpo agora e onde será transportado?

Veja o que acontecerá com o corpo de Preta Gil, que faleceu no último domingo, 20
No último domingo, 20, Preta Gil morreu aos 50 anos nos Estados Unidos, após lutar contra o câncer no intestino. Agora, a família deverá realizar os tramites para a repatriação do corpo para o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente, repatriar um corpo significa transportá-lo de volta ao país de origem para que a pessoa possa ser sepultada ou cremada. Porém, esse processo envolve etapas legais e burocráticas.
No caso dos Estados Unidos para o Brasil, o processo exige uma série de documentos obrigatórios:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Certidão de óbito emitida nos Estados Unidos;
- Tradução juramentada da certidão;
- Laudo de embalsamento;
- Autorização para transporte do corpo;
- Passaporte do falecido.
Além disso, os documentos devem ser avaliados pelo Secretary of State (Secretário de Estado do estado americano onde ocorreu o falecimento), Apostila de Haia e autorização da Anvisa.
A Anvisa é responsável por regulamentar o transporte do corpo no compartimento de cargas de uma aeronave.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Desse modo, após a documentação, o corpo poderá ser transportado em um voo comercial, como carga especial, ou em um voo fretado.
Além disso, a família da cantora também deverá contratar uma funerária especializada em traslados internacionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa será responsável por preparar o corpo, realizar o embalsamento, escolher o caixão e organizar o transporte aéreo para o Brasil.
O prazo para o processo varia de acordo com a agilidade da documentação. Quando tudo está em ordem, a repatriação pode ocorrer em poucos dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, ainda não há informações oficiais sobre quando o corpo de Preta Gil chegará ao Brasil.
O que Gilberto Gil falou sobre Preta Gil?
Nas redes sociais, Gilberto Gil, pai da cantora, divulgou uma nota informando que a família está cuidando dos trâmites para trazer o corpo da cantora ao Brasil.
“É com tristeza que informamos o falecimento de Prea Maria Gadelha Gil Moreira, em Nova Iorque, onde estamos neste momento cuidado dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil”, diz a nota, que continua:
“Assim que possível, divulgaremos informações sobre as despedidas”, finaliza a nota.
No início de 2025, Preta Gil foi para os Estados Unidos para realizar tratamentos experimentais contra o câncer no intestino.
De acordo com Luiz Bacci, a cantora estava preparada para retornar ao Brasil. Porém, durante o trajeto para o aeroporto, ela passou mal e não resistiu na ambulância.
Antes de ir para os Estados Unidos, em abril deste ano, Preta Gil utilizou a UTI aérea para sua transferência do Rio de Janeiro para um hospital em São Paulo.
A UTI aérea é um tipo de aeronave adaptada para transporte de pacientes em estado delicado. O transporte conta com equipamentos e recursos médicos.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.