Prisão, guerra milionária e falência decretada: O fim escandaloso de empresa tradicional gigante no Brasil

A empresa gigantesca teve um desfecho polêmico diante uma série de situações
Mercado competitivo, exigência cada vez maior e dificuldades financeiras, sem dúvidas são características que tem deixado claro que abrir uma empresa não é uma tarefa fácil. Isso porque uma série de situações podem levar a falência de um empreendimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, por exemplo, lojas, fábricas e outros negócios estão fechando as portas. Esse foi o caso da Agrenco, grande grupo de empresas na área do agronegócio que viu suas filias ruírem.
Fundada em 1992 na França, o grupo teve sucesso nos negócios entre América do Sul e Europa/ Ásia, ofertando produtos agrícolas com características específicas a cada cliente, com destaque para soja geneticamente não modificada para países Nórdicos como Noruega e Finlândia, locais esses onde conquistou o mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já no ano de 2007, a Agrenco Brasil foi auditada pela KPMG e realizou a abertura de capital, mesmo com a grave crise mundial. Vale lembrar que cerca de 40% da empresa arrecadou nada menos que 360 milhões de dólares, cerca de R$ 666 milhões, na época.
Diante o sucesso absoluto, o então Grupo Agrenco já possuía sede em onze países em 2008. Tudo parecia ir muito bem, até que Operação Influenza levou tudo ao fundo do poço, segundo o site ‘Consultor Jurídico’.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Agrenco teve a falência decretada – Foto: Reprodução/Internet
No mês de junho daquele mesmo ano, a Operação Influenza, realizada pela Polícia Federal, prendeu 24 dirigentes da Agrenco Brasil e ainda apreendeu todos os computadores e documentos. Passaram se três meses, tempo suficiente para a operação ser considerada ilegal, como confirmou o Tribunal Regional Federal da 4a Região (TRF-4).
Porém, as auditorias na empresa gigantesca não evidenciaram nada que justificasse. Dessa forma, anos mais tarde, os dirigentes ganharam uma ação milionária contra a União.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que aconteceu com a Agrenco?
Todavia, receber inocência não fez diferença alguma na trajetória da empresa até a ruína. Diante o escândalo, em um dia as ações despencaram cerca de 15% do valor original e credores declararam dívidas vencidas.
Os dirigentes, presos, abriram mão dos seus cargos e a empresa ruiu de vez, ficando até mesmo sem ferramentas de trabalho para retomar as atividades. Em seguida, as filiais da Agrenco no Brasil entraram em recuperação judicial, o que fez com que prejuízos inimagináveis, que somam R$ 1,2 bilhão, viessem à tona.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em meio ao caos, o juiz substituto Marcelo Barbosa Sacramone, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, negou o pedido de recuperação feito pela Agrenco e decretou a falência da empresa, em meados de 2013.

O fim escandaloso de empresa tradicional gigante no Brasil – Foto: Reprodução/Internet
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br