TJRS prende 6 pessoas pela venda de carne de cavalo sem a aprovação da Anvisa
Na última quarta-feira, 21, o TJRS lacrou dois restaurantes e prendeu 6 pessoas pela comercialização de carne de cavalo. A prática só é valida quando aprovada pela Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, os estabelecimentos não possuíam a aprovação da Anvisa para comercializar carne da cavalo.
A carne pode ser consumida desde que os animais sejam abatidos em estabelecimentos sob inspeção veterinária, que pode ser feita em âmbito federal, municipal ou estadual, de acordo com o G1.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os frigoríficos autorizados a abater cavalos no Brasil estão inscritos no Serviço de Inspeção Federal (SIF). Atualmente, existem só cinco propriedades permitidas para esse serviço.
Desse modo, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul prendeu seis pessoas em Caxias do Sul.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A prisão ocorreu por suspeita da venda de carne de cavalos abatidos clandestinamente para restaurantes, segundo o G1.
A carne de cavalo chegava a ser misturado a carnes de peru e suínos, em forma de hambúrguer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Anvisa e mulheres chocadas (Fotos: Reproduções / Internet / Freepik)
MAIS SOBRE O ASSUNTO
A suspeita do Ministério Público do Rio Grande do Sul foi confirmada por realização de perícias em duas hamburguerias de Caxias do Sul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos dois restaurantes, as autoridades encontraram a presença de DNA de cavalo nos lanches, misturadas com carnes de peru e suíno.
“Localizamos pontos de abate de equinos, sem registro, sem identificação de inspeção sanitária. Então havia o recebimento de animais sem origem aqui no local, que eram abatidos, depois a carne era fracionada, eram feitos cortes, pra entrega para estabelecimentos que utilizam essa carne”, disse o fiscal da Secretaria Estadual.
O Ministério Público ressaltou que o grupo não possuía autorização da Anvisa para o abate e a comercialização de nenhum tipo de carne.
Carnes abatidas clandestinamente em Caxias do Sul (Foto: Reprodução / Tiago Coutinho / Imprensa MPRS)
QUAL É O PAPEL DA ANVISA?
A Anvisa determina normas e regulamentos para dar suporte para todas as atividades no país. A agência garante atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos, fronteiras e produtos, de acordo com o site oficial do Governo Federal.
Anvisa (Foto: Reprodução / Globo)