Procon mira em mercados do RJ e fiscaliza diversos produtos fatais do local
Mercados muito populares do Rio de Janeiro são atingidos por operação do Procon após fiscais detectarem nojeira e diversos produtos fora da validade e até mesmo fatais para a saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, segundo informações do O Dia, uma fiscalização do Procon, feita nesta última terça-feira (21), descartou 564kg de alimentos impróprio a para consumo em três mercados de Campo Grande, na zona oeste do RJ.
Desse modo, durante a operação os fiscais encontraram carnes bovinas, carcaças suínas, frios e temperos vencidos, em ambientes sujos, mal armazenado ou sem especificação quanto à manipulação e data de validade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante lembrar que a carne em decomposição tem um aumento na proliferação bacteriana, portanto quem consome um produto em mau estado está ingerindo bactérias que podem causar infecções gastrointestinais, condições que podem variar de leves a complexas e até graves.
Além disso, problemas estruturais como ferrugem e buracos nas câmaras frigoríficas, também foram encontrados.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, quatro estabelecimentos passaram pela fiscalização e destes, três foram autuados.
Segundo o presiderite do Procon-RJ, Cássio Coelho, os mercados têm 15 dias para apresentar suas defesas e a autarquia vai continuar com as fiscalizações para proteger o direito dos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Fiscalizações como estas serão constantes, visando orientar fornecedores e proteger os consumidores. Algumas das irregularidades encontradas põem em risco a saúde do consumidor e estaremos atentos para coibirmos qualquer tipo de abuso”, afirmou.
Contudo, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações dos mercados a respeito do ocorrido, porém os lotes e produtos desregularizados foram retirados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.
