A Globo vem tomando, nos últimos anos, uma atitude inesperada. Segundo o colunista Daniel Castro, seu jornalismo está tirando, de forma discreta e silenciosa, as apresentadoras que estão “acima do peso” em todos os seus telejornais.
A primeira teria sido Mariana Godoy, do “SPTV”, que foi para a GloboNews em 2011. Depois, Renata Ceribelli deixou o “Fantástico” e Ana Paula Campos, o “Globo Rural”. Agora, a última vítima teria sido Christiane Pelajo, do “JG”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela se afastou do telejornal noturno em outubro do ano passado, e ganhou um telejornal na GloboNews, que estreia no próximo dia 29. Sobraram apenas as magras nas bancadas, enquanto as mais gordinhas, foram para outros setores.
Renata Ceribelli (Foto: Divulgação)
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Quem é o pai do traficante Bagdá? Vilão de Três Graças confronta o passado cara a cara
● Novelas mais pobres e cancelamento da festa de fim de ano: Globo perde R$700M e baixa corte de gastos
● Ex-diretor da Globo envia e-mail para a empresa inteira e fala de bastidores: “Desvio de 100M”; canal se pronuncia
Antes de serem retiradas do ar, elas já receberam algumas cobranças por causa do peso. Ana Paula Campos, por exemplo, recebeu três ultimatos pouco antes do fim do “Globo Rural” em novembro de 2014, para perder peso.
Sem sucesso, ela acabou virando repórter do “Bom Dia São Paulo”. Procurada pelo jornalista, a Globo negou a informação, afirmando se tratar de uma “suposição ultrajante”, com “origem preconceituosa e sexista do colunista”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que ninguém fala abertamente sobre o assunto, mas nesta semana, a repórter Patrícia Taufer, de São Paulo, foi demitida apenas alguns dias após se recusar a pintar os cabelos, que estavam ficando brancos.
Na hora da demissão, no entanto, foi alegado que ela estava desmotivada. Apesar de não haver uma regra quanto à isso, os chefes do jornalismo abordam as pessoas, orientando para que elas emagreçam, tendo provas de roupas a cada 15 dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As roupas das jornalistas chegam em tamanhos predefinidos, e quem está acima do peso, acaba sendo “denunciada” dessa forma. Quem está magra demais também recebem alertas, pois precisam chegar ao padrão estabelecido pela Globo.
Há um esforço por parte de todos em se manter nesse padrão, mas nem todas as pessoas conseguem. Algumas chegam a apelar para cirurgias plásticas, por não terem tempo para exercícios, devido à família e ao próprio trabalho na emissora.
Em nota, a Globo declara:
“Essa suposição é ultrajante e, por esse motivo, totalmente repudiada pela direção de Jornalismo. As razões para a saída de Chris Pelajo do JG e sua ida para a GloboNews já foram, em vão, exaustivamente explicadas ao colunista. O mesmo aconteceu em relação a Mariana Godoy e a Ana Paula Campos. À Patricia Taufer, jamais foi solicitada pintura de cabelo. Constrangida, a TV Globo é obrigada, por justiça, a discordar da avaliação que o colunista faz delas. Tal avaliação só pode ter origem no olhar preconceituoso e sexista do colunista, com o qual a TV Globo jamais compactuará”.
