Após anos escondendo, Globo tem maior farsa exposta ao grande público
No ar desde 1965, a Rede Globo conseguiu se sobressair das demais e tornou-se a número um do Brasil. Porém, até alcançar o topo do ranking, a Vênus Platinada já chegou a escandalizar e mentir ao público, após uma trollagem que repercutiu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes de qualquer outro canal do país, em 1970, um programa da Globo fez uma brincadeira com os telespectadores que é tida como a mais antiga trollada que se tem conhecimento em rede nacional.
De acordo com um levantamento realizado pelo site TV História, o programa ‘Alô Brasil, Aquele Abraço’ que contava com apresentação de Maria Cláudia e José Augusto Branco, foi o grande responsável pelo feito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A extinta atração que estreou em 1969, era exibido todas as terças-feiras, na faixa noturna da Globo, e mostrava uma competição entre os Estados brasileiros, com apresentações musicais e números circenses, onde cada região possuía seus representantes. A votação do público ocorria por meio de telefones ou cartas.
Diante ao desgaste, a alta cúpula da Globo resolveu fazer uma trollagem dentro de uma exibição da atração, em 1970. Na ocasião, foi levado ao ar uma transmissão supostamente feita da Itália. O fato é que os apresentadores e artistas surgiram embarcando em um avião e anunciando atrações italianas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No fim do ‘Alô Brasil, Aquele Abraço’ deste dia que entrou para a história, não foi dito aos telespectadores que aquilo se tratava de uma brincadeira, ou seja, o público foi literalmente enganado.
José Augusto Branco, Arlete Salles e Lúcio Mauro, em Alô Brasil, Aquele Abraço – Foto: Reprodução
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MENTIRA EXPOSTA
Mas, não demorou muito para a Veja expor a mentira da Globo e escancarar a realidade em meio a repercussão do programa. De acordo com a revista, a exibição “era uma mentira” e havia sido gravada no Brasil e não houve viagem alguma à Itália.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Boni, ex-diretor da emissora e pai de Boninho, esclareceu a situação após a exposição e frisou que tudo se tratava de divulgações. “Foi uma brincadeira para encaixar gravações de shows da Rádio Televisão Italiana [RAI], com a qual temos um acordo”, disse ele. Após a falsa viagem, o ‘Alô Brasil, Aquele Abraço’ sobreviveu por mais de um ano e ficou no ar até meados de 1971.
Alô Brasil, Aquele Abraço – Foto: Reprodução