Lo Prete confirma proibição da Anvisa contra n°1 https://tvfoco.uai.com.br/proibicao-anvisa-confirmada-por-lo-prete O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Thu, 25 Sep 2025 15:22:08 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ Lo Prete confirma proibição da Anvisa contra produto n°1 https://tvfoco.uai.com.br/proibicao-anvisa-confirmada-por-lo-prete/ Thu, 12 Sep 2024 09:50:04 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=2045499 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Renata Lo Prete confirmou a proibição da Anvisa contra produto n° 1 no Brasil (Reprodução: Globo / Montagem TV Foco)
Renata Lo Prete confirmou a proibição da Anvisa contra produto n° 1 no Brasil (Reprodução: Globo / Montagem TV Foco)
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Renata Lo Prete confirmou uma proibição dada pela Anvisa de um produto querido por grande parte dos brasileiros. A medida se deu por conta do risco de câncer aos seus consumidores

Em abril deste ano de 2024, Renata Lo Prete, no Jornal da Globo, revelou a proibição da Anvisa contra um produto popular no Brasil. A medida se dá por conta do grande risco de saúde que as pessoas ficam sujeitas, como câncer e problemas no sistema respiratório.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A vigilância sanitária é o principal órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda. Quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.

Durante a edição do dia 19 de abril de 2024, Renata Lo Prete comentou sobre um anúncio urgente da Anvisa, em que envolve um produto que se vê a todo momento. Trata-se dos famosos cigarros eletrônicos, que teve a proibição mantida na época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Por unanimidade, Anvisa decide manter proibição da importação, fabricação e comercialização. A agência enumerou 4 pontos para sustentar essa decisão. Primeiro, o aumento do uso dos jovens nos países em que os vapes foram liberados, como Estados Unidos e Reino Unido”, destacou a jornalista.

Em seguida, enumerou as outras situações em que tomaram o órgão a tomar essa decisão. “Segundo, o potencial de dependência, já que o cigarro eletrônico carrega 20 vezes mais nicotina do que o cigarro comum”, destacou ela.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Por fim, revelou que há um aumento massivo do uso desse produto nos últimos anos, mesmo com a proibição: “Os dados mais recentes revelam que quase 3 milhões de brasileiros usam cigarros eletrônicos. Em 2008, eram 500 mil. Segundo a Universidade Federal de Pelotas, ao menos 20% das pessoas de 18 a 24 anos já experimentaram algum tipo de cigarro eletrônico”, finalizou Renata Lo Prete.

Riscos de saúde

Apesar de parecer menos agressivo que o cigarro tradicional, principalmente por conta do cheio e do gosto, os cigarros eletrônicos podem trazer até mais perigos para a saúde. Isso porque, segundo a OMS, eles aumentam consideravelmente as chances de desenvolver câncer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, doenças respiratórias e cardiovasculares, como infarto, morte súbita e hipertensão arterial também ficam com uma chance maior de acontecer com os usuários. Portanto, a não utilização desse produto faz um grande bem para a saúde e evita riscos de mortes repentinas.

De acordo com o portal do Senado, a regulamentação do produto está na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos. Trata-se do  PL 5.008/2023, que regulamenta a produção, a comercialização, a fiscalização e a propaganda dos cigarros eletrônicos no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Thumbnail Video Youtube

Quando a Anvisa foi fundada?

A Anvisa, principal responsável por realizar a averiguação de todos os produtos que chegam aos consumidores, surgiu no dia 26 de janeiro de 1999.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

The post Lo Prete confirma proibição da Anvisa contra produto n°1 appeared first on TV Foco.

]]>