Bactéria mortal: A proibição da Anvisa contra 3 marcas populares de carne, salsicha e frango de mercados

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
5 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Bactéria mortal foi responsável por proibição feita pela Anvisa

3 marcas populares de carne, salsicha e frango foram barrados dos mercados por determinação da Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em junho de 2023 e fevereiro de 2024, marcas de carne, salsicha e frango foram barradas por não cumprirem normas sanitárias.

SAIBA MAIS! Hemorragia e UTI: A ordem da Anvisa contra 2 produtos cruciais e amados de beleza denunciada na Globo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A carne, salsicha e frango são 3 misturas populares e que não podem faltar nas despensas dos lares brasileiros.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a distribuição, comercialização e uso de um lote de salsichas da marca Nalin de acordo com o portal Extra.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão foi feita após comunicado de recolhimento voluntário recebido da própria empresa, devido a contaminação microbiológica.

O produto é a salsicha Viena com alho, sabor defumado, lote N130623, fabricado em 13 de junho de 2023. A validade iria até 13 de setembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O produto Salsicha Hot Dog Resfriada, marca Carrer Alimentos foi contaminada por uma bactéria, chamada Listeria monocytogenes.

Os sintomas incluem febre e dores musculares, às vezes precedidas de diarreia e outros sintomas gastrointestinais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale pontuar que os sintomas podem variar de acordo com a pessoa infectada, conforme exposto pela Secretária da Saúde do estado de São Paulo.

Salsicha Carrer (Foto: Reprodução / Canva)

O QUE DIZ A EMPRESA?

Portanto, por se tratar de um pedido de recolhimento voluntário, a empresa destaca os seus valores e o compromisso com os seus clientes.

Ou seja, os demais lotes da empresa seguem sendo comercializados normalmente, a única medida foi referente ao lote citado.

A Carrer Alimentos declarou em comunicado ao portal Notícias Concursos na época. “Estamos comprometidos com a segurança dos alimentos e a satisfação dos nossos clientes. Tomamos todas as medidas necessárias para resolver a situação e garantir que isso não aconteça novamente”.

Os consumidores que adquiriram a Salsicha Hot Dog da Carrer Alimentos com a data de validade 17/12/2023 são aconselhados a não consumirem o mesmo.

A empresa ainda informou que os clientes poderiam devolver o produto ao ponto de venda para obterem o reembolso completo.

Anvisa proíbe salsicha da empresa Carrer Alimentos (Foto: Reprodução / Canva)

QUAL MARCA DE CARNE FOI PROIBIDA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

A medida da carne popular foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa Cedro Alimentos, apontando a Carne Congelada de Bovino sem Osso – Cupim.

Trata-se do lote: 13012024, fabricado em 13/01/2024. O recolhimento foi devido à detecção da bactéria fatal Escherichia coli e aeróbios mesófilos acima do permitido na legislação, o que também pode causar riscos à saúde humana.

Conforme divulgado pelo portal Brasil Escola, a Escherichia coli encontrada na carne, é uma bactéria que habita o intestino de animais endotérmicos, cuja presença pode indicar aspectos relativos à qualidade de alimentos, e também pode provocar doenças, como infecções urinárias, diarreia e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica.

Anvisa proibi Carne congelada da marca Cedro Alimentos (Foto: Reprodução / Canva)

A suspensão foi feita através da Resolução Nº 587, de 09 de fevereiro de 2024, a qual foi suspensa a comercialização, distribuição e uso do lote citado acima do produto Carne Congelada de Bovino sem Osso – Cupim, da marca Cedro Alimentos, da empresa C M de Oliveira Ltda de acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

Por se tratar de um comunicado de recolhimento voluntário, a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos, visto que esse se tratou de um caso isolado da marca popular.

Apesar disso, não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

QUAL MARCA DE FRANGO FOI BARRADA PELA ANVISA?

A Anvisa também suspendeu a comercialização, distribuição e uso do lote (284-2) do produto Fígado de Frango Congelado, da marca Ave Nova, fabricado pela empresa Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda através da Resolução-RE Nº 587, de 09 de fevereiro de 2024.

Essa medida foi provocada pelo comunicado de recolhimento voluntário do produto Fígado de Frango Congelado feito pela própria empresa de acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

O lote (284-2) fabricado em 06/12/2023, com prazo de validade até 05/12/2024, foi considerado fora dos padrões do órgão fiscalizador por causa da detecção de Escherichia coli em níveis acima dos permitidos pela legislação.

Fígado de frango congelado, da marca Ave Nova (Foto: Reprodução / Google Shopping)

A situação foi semelhante ao caso citado acima da marca de carne, que pode causar doenças, como infecções urinárias, diarreia e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica, que culminam risco fatal de acordo com informações do portal UOL.

A empresa também realizou o pedido de recolhimento voluntário. Para quem não sabe, isso é feito pela empresa responsável pelo produto, ao identificar uma situação de risco sanitário.

Apesar disso, não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?

No dia 26 de janeiro de 1999, graças a Lei nº 9.782, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi fundada.

De acordo com o site oficial do Governo Federal, a Anvisa é uma autarquia sob regime especial, que tem sede e foro no Distrito Federal, e está presente em todo o território nacional através das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

Anvisa fiscaliza todos os produtos (Foto: Reprodução / Gov)

Autor(a):

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile