Substância fatal: Proibição da Anvisa contra produto nº1 das mulheres confirmada na Globo

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

22/09/2024 8h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Proibição da ANVISA atinge produto queridinho das mulheres e Globo confirma denúncia (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Globo)

ANVISA proíbe produto queridinho das mulheres após morte e situação preocupa profissionais da saúde em todo o país

E o G1, portal de notícias da Globo, em julho de 2024, confirmou a proibição da ANVISA contra um dos produtos mais queridinhos entre as mulheres.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme uma resolução publicada no dia 25 de julho, a autarquia proibiu uma série de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos.

Em prol da segurança

Segundo a ANVISA, a medida cautelar teve como principal objetivo zelar pela saúde e integridade física da população brasileira, uma vez que, até a presente data, não foram apresentados à agência estudos que comprovavam o contrário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em nota divulgada, a agência informou que a determinação ficaria vigente durante as investigações sobre os potenciais danos associados ao fenol.

Essa determinação ocorreu dias depois da CREMESP entrar com uma ação na Justiça Federal para pedir a proibição da venda de substâncias químicas à base de fenol para quem não fosse um profissional qualificado

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A entidade procurou a Justiça para impedir leigos de manusear a substância após a confirmação da morte do empresário Henrique Silva Chagas que chegou a se submeter ao procedimento.

O que aconteceu com Henrique Silva Chagas?

Conforme o B.O emitido, Henrique passou por uma limpeza de pele e uma aplicação de anestésico seguida de uma raspagem para receber o composto orgânico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após a aplicação da substância, Henrique começou a passar mal, a respirar muito forte pela boca e pediu socorro.

Natalia Becker, responsável pela aplicação do fenol, e funcionárias prestaram socorro e acionaram o SAMU que constatou a morte do rapaz na própria clínica

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas afinal, porque o fenol é tão perigoso?

Segundo o G1, o procedimento com fenol consiste na aplicação de uma solução cáustica que provoca a queimadura e a descamação da pele.

Apesar de ser uma técnica antiga utilizada para suavizar rugas e manchas, ela pode trazer diversos riscos à saúde quando mal ministrada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo especialistas, a técnica pode levar ao escurecimento permanente da pele e gerar cicatrizes que comprometem o funcionamento de partes do rosto. A substância quando atinge o sistema cardíaco provoca:

  • Alterações na frequência cardíaca, levando à arritmia e uma eventual parada cardíaca, caso o quadro não seja monitorado.

Se a concentração for menor na área da face, o risco é menor. Porém, ainda assim, o paciente precisa estar em constante observação do profissional.

Conforme exposto pela CETESB, o fenol é considerado uma substância fatal quando a sua dose chega rm 70 mg/kg para adultos.

Conclusões finais:

A morte de Henrique Chagas e a proibição do fenol pela ANVISA destacam a importância de uma regulamentação rigorosa e de um controle mais efetivo sobre substâncias químicas para que se evite mais mortes.

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.