PROIBIÇÃO da ANVISA e risco à saúde: A marca de sal arrancada com urgência dos mercados após descoberta

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

02/10/2023 8h40

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Anvisa baixou proibição de marca de sal após grave descoberta (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

A proibição da ANVISA após contatarem indícios de riscos, encontrados em uma marca de sal, e situação atual

Era 21 de julho deste ano de 2023, quando uma marca de sal, conhecida na região do norte e nordeste do país, acabou tendo sua comercialização proibida pela ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) após uma grave descoberta quanto a qualidade do produto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando da linha Paguá, fabricado pela  Milmares Comércio Saleiro LTDA (marca Milmares) cujo o lote proibido era o  12/2022, correspondente ao produto Sal Moído Iodado, que acabou sendo retirado às pressas do supermercado após determinação do órgão.

Comunicado da Anvisa a respeito do sal Paguá, da marca Milmares (Foto Reprodução/Prefeitura de Santa Catarina)

Comunicado da Anvisa a respeito do sal Paguá, da marca Milmares (Foto Reprodução/Prefeitura de Santa Catarina)

Proibição

De acordo com o documento publicado no DOU (Diário Oficial da União), a medida foi motivada considerando o Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 25.CP.0/2023, emitido pelo Laboratório de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do NorteLACEN/RN, após apresentar uma quantidade de iodo que estava muito abaixo do desejável*

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O sal para se considerar sadio, de acordo com o portal Reicen, o sal deve possuir entre 15 e 45 mg de iodo/kg do produto, conforme estabelece a Resolução RDC nº23 de 24 de abril de 2013, e isso vale em todo território nacional

Após essa constatação, a Anvisa proibiu a comercialização dessa marca no país e, como mencionamos, retirou os itens que ainda estavam nas prateleiras.

Como está a situação da marca agora?

De acordo com o que foi apurado pelo TV Foco, ao procurar a marca nas principais redes de supermercado e e-commerce,  o sal da marca  Paguá, da Milmares, não é encontrado disponível para venda.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Postagem da Milmares com suas linhas de sal (Foto Reprodução/Instagram)

Postagem da Milmares com suas linhas de sal (Foto Reprodução/Instagram)

Porém, outras linhas da marca Milmares como sal grosso, o sal industrial, entre outros são encontrados facilmente. Fora isso, nas redes sociais da marca, a linha Paguá ainda aparece como opção.

Vale mencionar que a Milmares NÃO EMITIU nenhuma declaração pública, ATÉ O MOMENTO, a respeito do ocorrido. Porém, como mencionamos as redes sociais continuam ativas, bem como o seu site oficial, mas sem valores descritos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sal Paguá só consta atualmente no site oficial da Milmares (Foto Reprodução/Milmares)

Sal Paguá só consta atualmente no site oficial da Milmares (Foto Reprodução/Milmares)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.