Vai dar diarreia: Proibição da ANVISA contra queijo nº1 das donas de casa retira tudo de mercados por flagra

Queijo popular dos supermercados acabou tomando proibição severa da ANVISA após grave contaminação capaz de causar diarreia e demais problemas de saúde após seu consumo
O queijo, além de ser um laticínio delicioso, é uma ótima fonte de proteínas de alto valor biológico, cálcio e bactérias que ajudam a regular o intestino.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, ele contém muitos outros nutrientes importantes, como fósforo, potássio, vitaminas D, A, B2 e B12. Não é a toa que esse alimento pode ser consumido em dietas voltadas para uma alimentação balanceada.
Em quase todos os lares ele está presente e costuma ser consumido em vários momentos do dia, principalmente pelas manhãs. Porém, uma marca muito famosa acabou sofrendo uma proibição da ANVISA após ser comprovado pela autarquia o risco de contaminação pelo seu consumo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da marca Minerbom, pertencente a empresa Laticínio Mineiro Limitada, que de acordo com o portal CNPJ.Biz, está no mercado desde 1986.
O fato ocorreu em março de 2023, quando a autarquia baixou uma proibição em um lote de produto específico de uma das sua linha de queijo mais amadas e considerada nº1 para muitas donas de casa.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
A proibição
De acordo com a RESOLUÇÃO-RE Nº 736, publicada no dia 07 de março daquele ano, foi decretada a proibição, comercialização, distribuição, fabricação, bem como comerciais e uso do produto Queijo tipo Mussarela da marca.
Essa medida foi executada graças a notificação da Gerência Colegiada da Superintendência de Vigilância Sanitária SES/SUBVS-SVS-DVAA nº. 59807271/2023, que referendou a determinação de interdição cautelar do produto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A principal denúncia é pelo uso indevido do número de registro do SIF 3085 pertencente a outra empresa – Laticínios Paladar Mineiro LTDA ME;
Também foi constatado a falta do registro no órgão de agricultura competente; e a não veiculação das informações que possibilitem a identificação adequada do produtor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Visto que o rótulo consta a Fábrica de Laticínios Mineiro LTDA, Via acesso km 02 – Pontes e Lacerda – MT, CEP: 78.250-000, CNPJ: 01.892.702/0001-90.
Porém, essa origem e local de produção são desconhecidos, caracterizando a clandestinidade da produção, o que pode apresentar sérios riscos à saúde, afinal de contas, sem uma procedência adequada o produto PODE apresentar características inadequadas para consumo humano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso sem falar que, a depender dessa mesma procedência, o produto pode conter ingredientes impróprios e até mesmo a falta de uma garantia de boas práticas.
Essas mesmas boas práticas, além da higiene propriamente dito, ainda garante um controle maior de bactérias que podem constar em laticínios e evitar reações no organismo como:
- Diarreia
- Vômito
- Infecção intestinal
- e mais …

Marca Minerbom (Foto Reprodução/Internet)

Minerbom tomou proibição da ANVISA após séria constatação (Foto Reprodução/Internet)

Resolução da ANVISA contra queijo Minerbom (Foto Reprodução/ANVISA)
Qual a situação da Minerbom agora?
De acordo com apurações feitas pelo Tv Foco, ao pesquisar a marca Minerbom, não se encontra os produtos a venda em NENHUMA loja ou site e-commerce disponível da internet.
VALE DESTACAR QUE ATÉ o momento, NENHUMA declaração oficial da empresa mencionada, foi feito, porém o espaço permanece em aberto para que ela exponha a sua versão dos fatos.
Um fato constatado também é que, ao pesquisar pelo CNPJ apontado pela ANVISA acima, ele consta com situação cadastral INAPTA, que de acordo com a própria lei, pode significar que a empresa não declara os impostos há mais de dois anos (Inaptidão – Lei 11.941/2009 Art.54)
Temos que mencionar também que a empresa também está declarada como baixada. Para quem não sabe o CNPJ pode ser baixado por uma série de situações, inclusive a pedido do próprio empresário, caso tenha decidido fechar a empresa, configurando a sua NÃO existência no mercado.
Como podem ver na imagem abaixo:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.