Multa de R$ 1 mil e clientes em alerta no RS: Proibição é confirmada em shoppings de Porto Alegre

Os shoppings de Porto Alegre receberam uma nova ordem da Justiça do Rio Grande do Sul, válidas para este ano.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

O Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre (Foto: Divulgação)

Lei determinou uma nova regra aos comerciantes locais, após incidente fatal que atingiu o estado

Os shoppings de Porto Alegre receberam uma nova ordem da Justiça do Rio Grande do Sul. Agora, os comerciantes que descumprirem a imposição, receberão penalidades judiciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a CNN Brasil, a Justiça proibiu a Cobasi de comercializar animais de qualquer espécie nas lojas. Para quem não sabe, a marca comanda uma rede de pet shops que vende também produtos de casa e jardim.

Essa decisão partiu da juíza Patrícia Laydner, da 20ª Vara Cível e de Ações Especiais da Fazenda Pública do Foro Central da Comarca de Porto Alegre, divulgada em julho de 2024. No entanto, a regra segue válida para este ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda segundo a publicação, a proibição determinou uma multa de R$ 1 mil, em caso de descumprimento. Após o anúncio, os animais tiveram que ser transferidos para outros locais.

A juíza liberou a empresa para vendê-los em lojas fora dos shoppings. Além disso, a Cobasi passou a ter que manter um médico veterinário para atendimento em todas as unidades, seguindo todas as exigências legais, como manda a lei.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diversos animais morreram nas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024 (Foto: Divulgação)

Afinal, o que aconteceu?

Em maio do ano passado, todos os animais da Cobasi, no Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre, morreram na inundação do estabelecimento, por causa da trágica enchente no Rio Grande do Sul. A empresa alegou que mantinha um padrão de segurança, mas que a tragédia havia sido sem precedentes.

Na ocasião, a Associação Instituto Amepatas, que abriu a ação cívil pública, pediu que a companhia recebesse total responsabilidade pelos danos ambientais originados da exposição dos animais ao sofrimento. Já sobre a decisão judicial, a defesa do pet shop alegou ofensa às regras de livre exercício da atividade econômica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2024, o Rio Grande Sul sofreu com tragédia de enchente, incluindo Porto Alegre (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre os shoppings nacionais!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile