Proibição de 10 alimentos pela Anvisa em supermercado da Bahia https://tvfoco.uai.com.br/proibicao-de-10-alimentos-pela-anvisa-em-supermercado-da-bahia O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Sun, 28 Sep 2025 15:02:22 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ Risco de câncer: Proibição de 10 alimentos é confirmada pela Anvisa em supermercado de Salvador – BA https://tvfoco.uai.com.br/proibicao-de-10-alimentos-pela-anvisa-em-supermercado-da-bahia/ Thu, 20 Mar 2025 03:03:43 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=2355583 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Proibição de 10 alimentos é confirmada pela Anvisa em supermercado de Salvador - BA - Foto: Montagem
Proibição de 10 alimentos é confirmada pela Anvisa em supermercado de Salvador - BA - Foto: Montagem
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Alerta geral! Proibição de 10 alimentos populares dos brasileiros é confirmada pela ANVISA em supermercado e você precisa saber

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), se trata de nada menos que o principal órgão quando o assunto di respeito a segurança sanitária de produtos e serviços essenciais. Dessa forma, a autarquia está sempre em cena cravando alertas e proibições aos consumidores de modo geral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E por falar nisso, dessa vez iremos tratar sobre nada menos que da proibição de 10 alimentos sendo confirmada pela ANVISA em supermercado popular de Salvador, Bahia. Diante disso, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do portal g1, traz à tona maiores detalhes.

Decreto da ANVISA

Em suma, segundo informações do g1 do dia (07/05/2022), a Justiça determinou que a rede de supermercados Bompreço suspendesse a venda de alguns produtos. Ademais, esses itens possuíam resíduos de agrotóxicos proibidos ou acima dos limites permitidos pela Anvisa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão veio a ser tomada depois do pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA). A suspensão teve efeito imediato sendo válida até a Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) comprovar a reabilitação para voltar a atividade no mercado de consumo, segundo o MP.

Supermercado BomPreço (Foto: Reprodução / Internet)
Supermercado BomPreço (Foto: Reprodução / Internet)

10 itens proibidos

Ademais, veja a seguir os itens e fornecedores:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

  1. Morangos do fornecedor Peterfrut Comercial;
  2. Pimentão fornecido pela Walter Di Gregorio e Comercial Produtos Alimentícios Lealdade Rodrigues;
  3. Abacaxi adquirido da Cooperativa de Produtores Rurais de Tancredo Neves (Coopatan);
  4. Alface da Associação dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar (Apraf);
  5. Uva adquirida da Agropecuária Labrunier e da JR. Comercial Hortifruti;
  6. Abobrinha do abastecedor Walter Di Gregorio;
  7. Fubá de milho da empresa Asa Indústria e Comércio;
  8. Batata adquirida da Qualisuper Hortifruti;
  9. Goiaba do produtor J. C. Da S. Carneiro;
  10. Abobrinha fornecida pela Comercial Produtos Alimentícios Lealdade Rodrigues.

Risco de câncer

Ademais, por meio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o MP tomou conhecimento que a rede expôs e vendeu aos consumidores os produtos de forma inapropriada, com resíduos de agrotóxicos proibidos ou acima do permitido.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Uso de agrotóxicos em plantações (Foto: Politizei!)

Dentre às substâncias, estão metamidofos e trifloxistrobina, acefato e cromuconazol, acetamiprido, diclorvos e fempropatina. As mesmas podem causar intoxicação e até câncer, além de danos aos sistemas nervoso e imunológico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que, os riscos graves acabaram sendo previstos pela própria ANVISA. Alguns dos agrotóxicos possui a comercialização proibida em alguns países, justamente por causa destes riscos.

Interdição

Além disso, de acordo com o portal Comunicação Salvador, o supermercado Bom preço, no bairro do Canela, em Salvador, já chegou a ser interditado por problemas estruturais no depósito. O local apresentava infiltrações e gotejamento, comprometendo a conservação e armazenamento dos produtos e alimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comunicado

Apesar da terminação de proibição, nenhum comunicado do supermercado Bompreço veio a ser encontrado pelo time do TV FOCO a respeito da situação.Todavia, o espaço segue em aberto para a mesmo esclarecer a situação aos clientes.

Vale dizer ainda que, estamos se referindo a casos pontuais, onde a gigante do varejo já conseguiu se regularizar e voltar às atividades normais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Supermercado / Anvisa - Montagem: TVFOCO
Supermercado / Anvisa – Montagem: TVFOCO

Considerações finais

  • A ANVISA confirmou a proibição de 10 alimentos no supermercado Bompreço em Salvador, Bahia, devido à presença de resíduos de agrotóxicos proibidos ou acima dos limites permitidos;
  • Ademais, a decisão veio a ser tomada após pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e teve efeito imediato;.
  • Entre os produtos proibidos estão morangos, pimentão, abacaxi, alface, uva, abobrinha, fubá de milho, batata e goiaba, fornecidos por diferentes produtores;
  • Em suma, a ação reforça a importância da vigilância sanitária para garantir a segurança alimentar e proteger a saúde dos consumidores.

Veja mais notícias sobre a ANVISA CLICANDO AQUI.

De quem é o supermercado Bompreço?

Em suma, o Bompreço em Salvador era do Grupo Carrefour Brasil. Todavia, a gigante do varejo fechou algumas unidades do Bompreço na capital baiana e vendeu outras para o Grupo Mateus.

The post Risco de câncer: Proibição de 10 alimentos é confirmada pela Anvisa em supermercado de Salvador – BA appeared first on TV Foco.

]]>