É lei: Proibição e alerta que trazem FIM do Vale-Refeição aos CLTs https://tvfoco.uai.com.br/proibicao-e-alerta-que-trazem-fim-do-vale-refeicao-aos-clt O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Mon, 29 Sep 2025 18:02:15 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ Decreto chega com PROIBIÇÃO vital e alerta que traz FIM do Vale-Refeição e Alimentação a CLTs https://tvfoco.uai.com.br/proibicao-e-alerta-que-trazem-fim-do-vale-refeicao-aos-clt/ Wed, 21 Aug 2024 23:53:29 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=2032776 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Entenda dinâmica do Vale-Refeição e Alimentação (Foto: Divulgação)
Entenda dinâmica do Vale-Refeição e Alimentação (Foto: Divulgação)
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Existe uma rigorosa regra em vigor, que é válida aos trabalhadores, podendo causar, inclusive, a demissão com justa causa por fraude

O Vale-Refeição aparece na lista dos benefícios mais importantes dos trabalhadores brasileiros. Não são todas as empresas que oferecem esse extra aos funcionários, mas, aquelas que o incluem, acabam se destacando por valorizar seus colaboradores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, para mantê-lo, existem algumas normas que são aplicadas tanto para os donos dos cartões, quanto para os lojistas que os aceitam. O descumprimento delas, aliás, é passível de sérias complicações, algumas delas bem rígidaz, por sinal.

Segundo o JusBrasil, a venda do Vale-Refeição, ou do Alimentação, para terceiros pode render uma demissão por justa causa ao responsável pelo ato. Quando uma pessoa é demitida nessas condições, ela perde os direitos trabalhistas, como o FGTS e o Seguro-Desemprego.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale-Refeição
Venda de Vale-Refeição ou Alimentação pode render uma justa causa ao funcionário, pois é fraude (Foto: Divulgação)

De acordo com a publicação, isso é enquadrado como crime de estelionato ou fraude. Além do desligamento, o funcionário pode ser obrigado a reembolsar os valores comercializados sem autorização e, futuramente, perder o direito a esse tipo de vantagem.

“Se o empregado, ao invés de se alimentar, vende o benefício e pega o dinheiro, ele está mudando a natureza da verba de indenizatória para salarial. Acontece que sobre as verbas salariais devem ser recolhidos os encargos trabalhistas e previdenciários, o que não acontece nessa venda ilegal”, explica o JusBrasil.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Apesar disso, a prática continua sendo bastante comum. “Caso o empregador tenha ciência de que seu empregado tem praticado a venda do vale-alimentação, este pode demiti-lo sem justa causa por ato de improbidade. A razão disto é que as decisões trabalhistas majoritárias entendem que nos casos de venda do benefício, o empregado agiu com má-fé”, acrescenta.

“Se o empregado ao invés de se alimentar, vende o benefício e pega o dinheiro, ele está mudando a natureza da verba de indenizatória para salarial. Acontece que sobre as verbas salariais devem ser recolhidos os encargos trabalhistas e previdenciários, o que não acontece nessa venda ilegal”, completa a instituição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale-Refeição, Alimentação
Vale-Refeição e Alimentação não cobrem bebidas alcoólicas nos supermercados, assim como também não podem ser vendidos (Foto: Divulgação)

Qual a diferença entre Vale-Refeição e Alimentação?

O VR serve para compras em restaurantes, padarias e locais que oferecem comidas instantâneas. Já o Va pode ser utilizado nos supermercados, quitandas, entre outros estabelecimentos de alimentos para fazer em casa. Nenhum deles cobre bebidas alcóolicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

The post Decreto chega com PROIBIÇÃO vital e alerta que traz FIM do Vale-Refeição e Alimentação a CLTs appeared first on TV Foco.

]]>