Proibição, lei em vigor e mais: 4 viradas cruciais na CNH atingem motoristas em 2025

Alerta para os motoristas! Quatro obrigações são impostas aos condutores e você precisa saber agora; confira

12/10/2025 11h43

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
4 viradas cruciais na CNH que atingem motoristas - Montagem/TV FOCO

Alerta para os motoristas! Quatro obrigações são impostas aos condutores e você precisa saber agora

A Carteira Nacional de Trânsito (CNH) é um dos documentos essenciais para os brasileiros. Ela permite que a população transite com seus veículos dentro das leis de trânsito impostas, protegendo os condutores e os demais envolvidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E por falar nisso, o assunto de hoje requerer muita a atenção dos motoristas, uma vez que quatro viradas cruciais chegam para esse público.

Ocorre que, desde 2023, uma lei em vigor traz algumas obrigações necessárias aos motoristas, sendo uma delas muito importante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

São cobrados valores altos para quem possui ou busca tirar a CNH, havendo ainda cidades onde são cobrados R$ 2,5 mil somente para a categoria B. Esse orçamento, em alguns casos, está fora da realidade financeira de muitas pessoas.

Devido a isso, todo cuidado e atenção ainda chega a ser pouco para quando estiver com a carteira em mãos. É por isso que devem ser dados quatro avisos aos motoristas, principalmente para que o documento não seja perdido. Confira logo a seguir:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

4 viradas cruciais

  • Exame psicológico obrigatório aos condutores: A avaliação realizada por médicos e psicólogos peritos é obrigatória para os motoristas de todas as categorias. Seja iniciante ou aqueles que estão renovando a CNH, existe a necessidade de realizar o exame.
  • Exame toxicológico obrigatório para as categorias: O exame toxicológico agora é obrigatório para quem vai iniciar o processo de obtenção da CNH. Os condutores das categorias C, D e E precisam realizá-lo e repeti-lo periodicamente para manter a validade do documento.
  • Mudanças no prazo de renovação: No tópico 3, os idosos acabam sendo os mais atingidos. Acontece que, com as mudanças cruciais envolvendo o documento obrigatório aos motoristas, a substituição da CNH passou a ser a cada 10 anos para motoristas de até 50, 5 anos para aqueles de até 69 e 3 anos aqueles que possuem 70 ou mais anos de vida.
  • Aviso obrigatório aos cadastrados no SNE: Os motoristas do Sistema de Notificação Eletrônica devem cumprir o prazo do exame toxicológico. Dessa forma, o Detran precisa ser procurado para se regularizar e evitar multas, pontos na carteira e a suspensão da CNH.

Como tirar carteira de motorista?

Em síntese, para quem não sabe, para tirar a CNH no Brasil, é necessário atender aos seguintes requisitos básicos:

  • Ser maior de 18 anos para a categoria B (carros de passeio) e para a categoria A (motocicletas);
  • Saber ler e escrever;
  • Possuir documento de identificação (RG ou equivalente);
  • Dessa forma, basta dar entrada no processo em uma autoescola. Após a aprovação nos exames obrigatórios, médicos e psicológicos e fazer aulas teóricas e práticas.

Ademais, além de garantir a aprovação nas provas teóricas e práticas. Assim, ao final de todo esse processo, com um bom desempenho, você terá a sua CNH.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, confira mais notícias sobre CNH CLICANDO AQUI

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Taís Araújo, criadora de conteúdo sobre TV, famosos, futebol e cultura pop.Estudante de Engenharia de Produção Civil pelo IFCE, Taís Araújo faz parte da equipe do TV Foco desde 2023. Apaixonada por comunicação, redes sociais e tudo que envolve o universo dos famosos, acompanha de perto os bastidores da TV, curiosidades sobre celebridades e grandes acontecimentos do mundo do futebol.Com olhar atento e linguagem acessível, produz conteúdos que conectam informação e entretenimento, com foco em tendências, viralizações e cultura digital.📩 Contato profissional: taisaraujow@gmail.com

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.