Tudo sobre o decreto confirmado na Band que atinge o 3º remédio mais vendido do Brasil
O Jornal da Band acabou confirmando um decreto sobre o 3º remédio mais vendido do Brasil, que, inclusive, acabou sendo proibido em outros países, que pode até trazer riscos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião acabou sendo noticiado sobre o uso sem orientação de um anti-inflamatório que é apenas o terceiro remédio mais vendido no Brasil: a nimesulida.
Assim, confirmaram: “Especialistas alertaram para o uso sem orientação de um anti-inflamatório, que é apenas o terceiro remédio mais vendido no Brasil. A nimesulida conta com contra-indicações sendo proibida em vários países”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E então a reportagem da Band acabou trazendo mais detalhes sobre o assunto, que, sem dúvidas, liga um alerta na Anvisa, afinal o uso desenfreado sem receitas pode acabar trazendo um verdadeiro problema.
“Um anti-inflamatório presente no dia a dia de muita gente. No Brasil, o medicamento é o terceiro mais vendido. Atrás apenas da Lusartana, remédio indicado para pressão alta, e a Metformina para diabete, ambos de uso contínuo”, disse.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, então explicou: “Mas o uso envolvido em níveis unitários se tornou uma preocupação para os médicos. Ele tem um risco de causar toxicidades mais graves que os outros medicamentos, mais frequentemente e independente da dose ou do tempo de tratamento. Lá fora o medicamento acabou sendo retirado de circulação em diversos países, como Estados Unidos, Canadá, Holanda, Espanha, Irlanda… Especialistas alertam para o uso sem orientação”, pontuou.
Quais são os riscos da nimesulida?
Em síntese, o hepatologista Raymundo Paraná entende que há um exagero no uso de anti-inflamatórios no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Eles são vendidos livremente, sem muito controle, e muitas vezes usados para situações em que outros analgésicos mais simples e seguros seriam suficientes”, diz.
“A prostaglandina, bloqueada pelos anti-inflamatórios, é importante para manter as células do estômago coesas. Sem ela, há um maior probabilidade de desenvolver gastrite, hemorragia e úlceras”, exemplifica Paraná.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conclusão
Assim, como dito acima, esse anti-inflamatório aparece na terceira posição entre os remédios mais vendidos nas farmácias. Assim, ficando atrás apenas de losartana e metformina, que acabam sendo prescritas para tratar hipertensão e diabetes, respectivamente.
Por fim, os dados, compilados pela consultoria Close-Up International, dizem que mais de 102 milhões de caixas de nimesulida foram vendidas no país durante o ano passado.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOTÍCIAS A RESPEITO DA ANVISA.