PROIBIDO e fora dos mercados: Anvisa decreta fim da comercialização de produto popular de donas de casa

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Anvisa crava fim de produto popular de donas de casa (Foto: Reprodução/ Internet)

Órgão decretou o fim da comercialização de um produto popular

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é um dos principais órgãos no que se refere a qualidade dos produtos e controle sanitário no Brasil. Dessa vez, por exemplo, falaremos da proibição contra um produto popular entre as donas de casa e o fim da sua comercialização nos mercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proibição já era existente a uns anos, entretanto, de forma extraordinária a Anvisa havia permitido a recirculação do produto no mercado brasileiro. Estamos falando sobre o álcool líquido 70% que, segundo o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, foi liberado durante o período da pandemia do Covid-19, já que o material em questão contribuía com a redução da transmissão do vírus.

Entretanto, a Justiça Federal permaneceu com a decisão da Anvisa, onde o órgão cancela o comércio de álcool etílico 70º INPM, que teve a venda regularizada somente durante o período mencionado. Dessa forma, a 4ª Vara de Criciúma (SC) negou o pedido da indústria de químicos, Waltrick Quimica Sul, para a rever a determinação da autarquia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Álcool 70º (Foto: Reprodução, Correios 24 horas)

A empresa pediu a suspensão do decreto da Anvisa para o álcool 70% da indústria ser vendido até a sua validade, em 2031. Porém, o juiz Eduardo Didonet Teixeira considerou que “registro do produto comercializado pela impetrante pode ter validade até 2031, mas as condições nas quais o produto é comercializado, não”.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, por meio de uma resolução, a Anvisa havia autoriza a venda do produto até o último dia do ano passado, mas após isso estava proibida a comercialização. Segundo a Resolução da Diretoria Colegiada Nº 766, as empresas devem esgotar o estoque para venda do álcool com concentração de 70% até o dia (29) de abril de 2024, 120 dias após o último prazo.

O juiz de SC declarou que a proibição na venda do tipo de álcool possui o objetivo de diminuir o número de acidentes domésticos. “A Anvisa tem por objetivo institucional, justamente, promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa (Foto: Reprodução/ Marcelo Camargo)

Qual o papel da Anvisa?

A Anvisa desempenha um papel fundamental no Brasil quando se trata de garantir a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços relacionados à saúde que existem no nosso dia a dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e vários outros produtos e serviços estejam em conformidade com padrões de qualidade e segurança.

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile