O Instituto Nacional do Seguro Social implementou mudanças importantes no processo de prova de vida
Para quem não sabe, a prova de vida é uma forma de assegurar que aposentados, pensionistas e beneficiários de outros auxílios, por exemplo, estão elegíveis a receberem seus benefícios do INSS. Seu objetivo é evitar fraudes e pagamentos indevidos.
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Acontece que de acordo com informações do portal FDR, ocorreu algumas mudanças na prova de vida, tornando o procedimento mais prático, seguro e acessível, diminuindo a necessidade de comparecimento presencial. Antigamente era necessário ir às agências bancárias, mas agora a regra mudou.
COMO FUNCIONA A PROVA DE VIDA ATUALMENTE?
O INSS consulta se o beneficiário teve interações recentes em bases de dados oficiais. Portanto, devem ser identificadas ações como:
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- Primeiramente, acesso ao aplicativo Meu INSS com selo ouro;
- Além disso, realização de empréstimo consignado com reconhecimento biométrico;
- Desse modo, atendimento em unidades de saúde pública ou conveniadas ao SUS;
- Contudo, participação em programas sociais como Bolsa Família, BPC, Vale Gás;
- Atualizações no Cadastro Único (CadÚnico);
- Sendo assim, emissão ou renovação de documentos oficiais com biometria;
- Declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente;
- Por fim, comparecimento ao CRAS ou outros pontos de assistência social.
O QUE FAZER CASO NÃO SEJA CONFIRMADA A PROVA DE VIDA DIGITAL?
Sendo assim, as interações citadas acima são válidas para comprovação de vida, assegurando a continuidade do benefício sem necessidade de ação extra por parte do beneficiário.
Se as opções mencionadas não forem feitas ou se o INSS não conseguir confirmar por meio digital, o beneficiário poderá ser informado para realizar a prova de vida presencialmente, indo ao banco onde recebe o pagamento ou comparecendo em uma agência da Previdência Social.
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AFINAL, QUAIS SÃO OUTRAS ATITUDES QUE BLOQUEIAM OS PAGAMENTOS DO INSS?
- Erros cadastrais e na documentação (não atualização dos dados cadastrais e/ou bancários ou preenchimento incorreto e ausência de dados);
- Perícia não realizada (o beneficiário que não comparecer ao chamado do INSS, poderá receber ainda 6 meses o pagamento, mas após esse período o mesmo é suspenso);
- Falta de saque do benefício (quem ficar mais de 60 dias sem retirar o dinheiro da pensão ou aposentadoria pode ter os valores suspensos).
Portanto, é essencial identificar as informações necessárias para não correr risco de ter o pagamento bloqueado. Qualquer dúvida, favor entrar em contato com os canais oficial do INSS.
“Desse modo, veja matéria completa sobre Caixa, BB e + cientes: Comunicado do Banco Central confirma proibição aos 60+ do INSS em 2025″.
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