Informe do INSS sobre a prova de vida comunica o que idosos devem fazer hoje 23/11

ATENÇÃO IDOSOS! O INSS confirma a intensificação de um sofisticado esquema que ameaça o benefício dos aposentados por telefone e pela internet
O portal Agência Brasil, site que pertence ao Governo, publicou um informe do INSS com um comunicado de segurança pública, confirmando o que os idosos devem fazer e se atentar de hoje em diante quanto à Prova de Vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque a autarquia decidiu intensificar um alerta quanto a um sofisticado esquema de estelionato que tem como alvo aposentados e pensionistas em todo o país.
Os criminosos usam ligações telefônicas automatizadas, simulando a Central 135, para coagir beneficiários a fornecerem dados sigilosos e, apesar de atingir todos os beneficiários, os da terceira idade costumam ser os mais afetados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Neste momento, sua capacidade de reconhecer a fraude determina a proteção do seu benefício previdenciário e do seu patrimônio.
Sendo assim, com base em informações oficiais, trazemos abaixo tudo o que você precisa saber sobre a prova de vida e o que esses beneficiários devem fazer para se defender e proteger sua renda.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Sorrateiro
Em suma, o golpe se inicia com uma chamada telefônica em massa. Na linha, uma gravação eletrônica apresenta opções que buscam a vulnerabilidade da vítima.
Inclusive, a mensagem usa termos oficiais para solicitar que o beneficiário digite 1 para “prosseguir com o atendimento de Prova de Vida” ou, em tática complementar, peça que digite 2 para a “restituição de descontos indevidos”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A digitação de qualquer opção transfere a chamada para um criminoso que, disfarçado de atendente do INSS, solicita:
- Senhas bancárias;
- Dados do cartão;
- Informações pessoais sob o pretexto de finalizar o procedimento/resolver a pendência.
O objetivo final é obter acesso remoto ao seu dispositivo ou promover transferências financeiras fraudulentas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Este esquema criminoso capitaliza sobre a desinformação acerca das novas regras da Prova de Vida.
Isso não existe!
Para desarmar a fraude, é imperativo reiterar a política de segurança do INSS:
- O Instituto não faz Prova de Vida por telefone, nem por mensagem de texto (SMS), e não envia servidores à sua residência para coletar informações;
- A Central 135 existe para prestar informações e agendar serviços, não para solicitar senhas ou realizar procedimentos de segurança via ligação ativa. Qualquer contato telefônico que peça dados sensíveis configura uma tentativa de estelionato.
Como funciona a Prova de Vida, então?
Conforme muitos já sabem, a responsabilidade da Prova de Vida foi transferida para o próprio INSS e o processo é automático.
Para isso, o Instituto usa o cruzamento de dados em fontes oficiais como:
- Registros de votação no TSE;
- Emissão/reemissão de documentos;
- Atendimentos em hospitais do SUS;
- Atualização do Cadastro Único (CadÚnico) – Para confirmar sua existência anualmente.
Ou seja, você só precisa agir se o sistema falhar em localizar seu rastro de vida.
Aí sim, nesses casos, o INSS notifica a necessidade de regularização exclusivamente por meio de dois canais seguros e visíveis:
- O extrato bancário em que o benefício é creditado;
- O aplicativo Meu INSS.
A ausência de notificação por essas vias significa que a Prova de Vida foi realizada com sucesso.
Como beneficiários do INSS podem proteger seu benefício?
As Forças de Segurança e o INSS aconselham a adoção imediata das seguintes medidas:
- Reação Imediata: Você desliga o telefone assim que identificar o roteiro fraudulento. Não interaja, não digite opções e não confirme dados pessoais;
- Verificação Oficial: Você verifica a necessidade da Prova de Vida somente no seu extrato ou no Meu INSS;
Agora, se o INSS solicitar a Prova de Vida Complementar, você usa os canais oficiais:
- Meu INSS/Meu Gov.br: Por meio desses canais, você realiza o procedimento de reconhecimento facial, assegurando que sua conta tenha nível de segurança Prata ou Ouro;
- Instituição Bancária: Você dirige-se a uma agência bancária ou utiliza o caixa eletrônico (com biometria), evitando a interferência de estranhos;
Você protege seu futuro quando assume o controle da segurança dos seus dados. Mas, para saber mais informações sobre o INSS, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.