Para aposentados não perderem o benefício do INSS em 2024: Como fazer a prova de vida em 7 passos online

Como fazer a Prova de Vida em 7 passos online e não perder o benefício do INSS em 2024
Você precisa saber como fazer a Prova de Vida em apenas 7 passos, para os aposentados não perderem o benefício do INSS em 2024, programa que é fundamental para mais de 39 milhões de brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Instituto Nacional do Seguro Social é um dos principais programas do governo, voltado principalmente para os aposentados e aqueles que trabalham de carteira assinada, e sempre emite um comunicado anunciando as novidades.
A Prova de Vida é a comprovação necessária para os aposentados seguirem recebendo o benefício previdenciário, sendo um movimento importante para que possíveis fraudes serem evitadas e também pagamentos indevidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Prova de Vida é fundamental para receber os direitos previdenciários (Reprodução: Internet)
O processo pode ser realizado de maneira presencial, que é realizada no balão de atendimento de uma agência do INSS ou então nos terminais de autoatendimento do banco pagador do benefício.
Mas, para quem não quer se descolar, já a opção de fazer a solicitação de maneira digital, realizada através do aplicativo do gov.br, por meio do reconhecimento facial e pode ser feito em apenas 7 passos, de acordo com o próprio site do governo:
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

INSS é um dos principais programas do governo (Reprodução: Internet)
- Baixar e acessar o aplicativo gov.br;
- Criar ou logar na sua conta gov.br;
- Na tela inicial, ir em “Serviços” e clicar em “Prova de vida”;
- Seguir no “Histórico de Prova de vida” e selecionar a “Prova de vida pendente”;
- Em “Autorização”, clicar em “Autorizar”;
- Seguir as instruções para realizar o reconhecimento facial;
- Por fim, após o reconhecimento facial estiver apto, clicar em “OK”.

Os passos podem ser feitos através do aplicativo do gov.br (Reprodução: Internet)
Quais pessoas podem fazer a Prova de Vida de maneira digital?
A solicitação de maneira digital pode ser feita por aposentados, pensionistas e beneficiários dos programas previdenciários, lembrando que é necessário ter ao menos a biometria cadastrada no TSE, por conta do reconhecimento facial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br