Público da Globo troca emoções de novelas por histórias “verdadeiras” de seus realitys shows

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

30/01/2019 5h24

5 min de leitura

Imagem PreCarregada
André Marques, Bruno Gagliasso e Marina Ruy Barbosa, emoções diferentes na Globo (Foto: Montagem/Reprodução

André Marques, Bruno Gagliasso e Marina Ruy Barbosa, emoções diferentes na Globo (Foto: Montagem/Reprodução

Sabemos que novelas e reality shows são gêneros diferentes e que o público de cada estilo de programa varia também, principalmente pela distribuição feita na grade de programação das emissoras, sobretudo a Globo. Mas o que podemos observar nesses últimos tempos é o interesse do telespectador em geral nos programas de formatos importados, como os shows de talento, competições culinárias e confinamento: Big Brother Brasil, The Voice Kids, A Fazenda e Master Chef são atrações que de uns tempos para cá, chamam mais atenção do que as novelas exibidas em suas respectivas emissoras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+‘Verão 90’ apresenta capítulo ágil, nostálgico e parecido com seriado da Netflix

Toda a atenção e comoção do público nas informações mais atualizadas no “desastre/tragédia” de Brumadinho, também apontam a necessidade da audiência em assuntos mais “palpáveis”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No último final de semana, com a cobertura da tragédia, o telespectador pode acompanhar por todas as emissoras, informações do estado de saúde das vítimas, o número de mortos e o trabalho dos bombeiros e equipes de voluntários, além de toda solidariedade da população nacional.

+Fernanda Gentil tem “ataque de ansiedade” ao saber do retorno de Sandy & Junior

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Claudia Leitte, Carlinhos Brown e Simone & Simaria com André Marques e Thalita Rebouças no The Voice Kids (Foto: Globo/João Miguel Júnior)

Claudia Leitte, Carlinhos Brown e Simone & Simaria com André Marques e Thalita Rebouças no The Voice Kids
(Foto: Globo/João Miguel Júnior)

A realidade, diferente de outras épocas, têm mais apelo entre os telespectadores. No domingo, ainda em meio a cobertura com boletins a cada intervalo, o The Voice Kids alcançou o recorde de audiência chegando a 16 pontos (1 ponto equivale a 248.647 lares), o que para uma tarde de domingo, ainda em ritmo de férias, pode ser considerado alto.

+Rafa Brites e Felipe Andreoli flagram OVINI no céu do RJ e ficam em choque

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas o The Voice Kids estava muito bem produzido e roteirizado. A seleção de candidatos mirins estava corretamente selecionada, com crianças de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Manaus, Pará e São Paulo, mostrando diferentes realidades e talentos. Parece clichê, mas misturar crianças fofas e colocá-las a “prova de fogo”, deixando o público aflito e na torcida para que uma cadeira vire, funciona. Carlinhos Brown, Claudia Leitte, Simone e Simaria, André Marques e Thalita Rebouças também conduzem com talento a atração, além da supervisão geral de Boninho.

+BBB19: Dona Verinha, mãe de Rodrigo faz funk e dispara: “Deixa o menino roncar”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova temporada do The Voice Kids estreou hoje na Globo (Foto: Divulgação)

Nova temporada do The Voice Kids estreou hoje na Globo (Foto: Divulgação)

Televisão é emoção, se não faz essa liga com o público, a atenção dele vai embora. E sabemos que disputar atenção do público com redes sociais, Netflix e YouTube é quase desleal.

Já as novelas, como explicado em outros textos do site, sente falta justamente de emoção. O diálogo entre o folhetim e o telespectador fica cada dia mais fraco. O desafio do público para os produtores de conteúdo é: que tipo de história o telespectador deseja acompanhar: uma com traços mais realistas, uma com trama ruralista, realidade fantástica, uma espiritualista, uma religiosa? Por que as grandes emissoras não estão conseguindo emplacar um bom folhetim, daqueles que a trama vire assunto nas rodas dos bares, trabalho e etc? Como aconteceu no fenômeno “Avenida Brasil”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+Wesley Safadão canta música polêmica de Gabriel Bartz ,”Fábio Assunção” e compositor comemora: “muito honrado”

Gabriel em cena de Segundo Sol (Foto: Reprodução)

Gabriel em cena de O Sétimo Guardião (Foto: Reprodução)

Outras emissoras, como o SBT, também apostam nos gêneros realitys e novelas. Porém, a emissora tem dia e horários bem delimitados, de segunda a sexta duas novelas para o público infanto/juvenil no horário nobre da casa. Aos sábados, na faixa noturna, uma sequência de competições de talentos culinários, festas de casamentos e transformação de looks dos participantes, muito bem produzidos por sinal. Um produtor da casa disse que, apesar da audiência não ser tão expressiva, esse tipo de programa é uma exigência do mercado publicitário.

+Cauã Reymond medita em banheira com gelo e deixa tudo ‘duro’ de pedra em pleno calor do RJ

A apresentadora Xuxa Meneghel vai comandar o reality show The Four na Record. (Foto: Blad Meneghel/Divulgação)

Na Record TV, depois da bem sucedida temporada de A Fazenda com Marcos Mion, a tendência indica que o elenco da casa irá se encaixar mais nesses tipos de programas de formatos importados. Xuxa estreia, ainda esse mês, o promissor show de talentos: The Four Brasil. Gugu Liberato também já está confirmado na próxima edição de Power Couple Brasil.

+Abate em Brumadinho, Reinaldo Gottino e Luisa Mell trocam farpas e defensora dispara: “o senhor é um incompetente”

Henrique Fogaça, Paola Carosella, Ana Paula Padrão e Eric Jacquin no MasterChef (Foto: Carlos Reinis/Band)

Henrique Fogaça, Paola Carosella, Ana Paula Padrão e Eric Jacquin no MasterChef
(Foto: Carlos Reinis/Band)

Na Band, o “Master Chef” parece não ter descanso e se prepara para mais (no mínimo) duas temporadas esse ano: amadores e profissionais. Porém, a novidade esperada do ano é a volta de “O Aprendiz”, com Roberto Justus, que retorna com a tentativa de dar um descanso para Paola Carosella, Henrique Fogaça, Érick Jacquin e Ana Paula Padrão.

Vale lembrar, nenhuma novela das emissoras citadas acima estão em seus melhores momentos, o que dá a entender que, apesar do investimento e retorno dos folhetins, as emissoras querem ganhar a emoção de seus telespectadores na forma de atração mais “real” possível.

Larissa Manoela e João Guilherme em cena quente na novela As Aventuras de Poliana, do SBT. (Foto: Reprodução)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.