Aposentados e pensionistas impactados com descontos indevidos, terão direito à devolução
Um comunicado chega como uma grande vitória a milhares de aposentados e pensionistas do INSS, que foram vítimas de descontos indevidos. Sendo assim, nos próximos 30 dias será feito ressarcimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de informações divulgadas pelo portal Agência Brasil, o TV Foco traz agora mais detalhes sobre o assunto. A boa notícia é que o processo de restituição já está em andamento.
A devolução é um direito dos aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos nos pagamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, o pagamento poderá acontecer de uma vez. Isso irá depender de cada caso específico.
QUAL CONTA VAI SER DEPOSITADO REEMBOLSO DO INSS?
Embora as associações é que deveriam restituírem essa quantia, o Governo Federal se responsabilizou pelo reembolso. Esse processo é automático, sem a necessidade de envio de dados bancários extras pelo beneficiário.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Informe sobre o INSS chega com promessa de 2 mudanças que atinge em cheio CLTs que querem se aposentar em 2026
● Adeus só R$1.518: INSS informa quem pode pedir aumento no valor da aposentadoria em 2025
● INSS libera saque de mais de R$ 1 mil nesta sexta (25/09) a lista de aposentados e +2 pagamentos em setembro
Portanto, o ressarcimento será creditado na conta onde o aposentado ou pensionista já recebe seus pagamentos. Os valores são atualizados de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Os beneficiários não precisam se preocupar com burocracias para receberem o ressarcimento. Caso haja qualquer diferença, entre em contato com os canais oficial do Instituto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
AFINAL, COMO SOLICITAR A DEVOLUÇÃO?
Primeiramente, para averiguar se foi vítima da fraude, o aposentado ou pensionista deve acessar o aplicativo ou site do Meu INSS, fazer login e buscar pelo “extrato de contribuição”.
Neste documento, deve-se pesquisar por “mensalidade associativa” e consultar quando os descontos iniciaram, qual entidade está realizando os mesmos e o valor descontado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Online você poderá realizar a reclamação ou presencialmente nas agências dos Correios. Sendo assim, o sistema de reclamações ficará aberto até 14 de novembro de 2025.
QUANTOS BENEFICIÁRIOS ADERIRAM AO ACORDO DE REEMBOLSO?
Em apenas uma semana desde o início do prazo, mais de 582 mil aposentados e pensionistas já solicitaram a adesão ao acordo de reembolso proposto pelo Governo Federal.
Esse número garante cerca de 30,4% dos beneficiários elegíveis a assinar o mesmo, que totalizam cerca de 1,9 milhão em todo o Brasil. Sendo assim, os estados com maior número de adesões são:
- São Paulo (114.599);
- Minas Gerais (57.318);
- Bahia (55.786);
- Rio de Janeiro (55.080);
“Desse modo, veja matéria completa sobre Record confirma veredito sobre data de saque e +3 grupos que podem receber em 2025″.