Poupança Caixa afetada: Qual decreto do Banco Central está mudando os saldos?

Graças a esse decreto do Banco Central, a poupança da Caixa e de outros bancos podem sofrer alteração sem precedentes e por esse motivo, merece atenção
Recentemente, o Banco Central confirmou que a taxa Selic passou a ser 15%, dessa maneira, todos querem saber como esse decreto influencia a poupança da Caixa e de outras instituições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente, é necessário entender que a Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Então, ele serve como referência para todas as outras taxas de juros do país.
Seja para empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras. Dessa maneira, sempre que ela altera, vários setores ficam de olho e você também precisa, afinal, te afeta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E como a Selic do Banco Central afeta a poupança da Caixa?
Basicamente, se a Selic está acima de 8,5%, a poupança rende 0,5% ao mês mais a TR. Mas, Selic igual ou inferior a 8,5%, a poupança rende 70% da taxa Selic ao ano mais a TR.
Dessa maneira, como a Selic está em 15%, o rendimento da poupança segue de 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR). O valor é baixo se comparado com outras opções de investimento.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Sendo assim, é por isso que muitos brasileiros optam por outros modelos de investimento que sejam conservadores, porém, mais interessantes pensando no longo prazo.
Então, é comum as pessoas aderirem a outras opções de investimento, como CDBs, LCI, LCA e Tesouro Direto. Eles podem oferecer retornos mais interessantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, vale a pena conhecer cada uma delas e investir em 2025. Mas, é claro, se for do seu desejo seguir na poupança, tudo bem.
Mas, saiba que toda vez que o Banco Central alterar a Selic, você pode ser afetado diretamente. É uma relação direta de dependência. Sendo assim, máxima atenção a essas alterações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a principal função da Selic?
Segundo o próprio Banco Central, a Selic é a principal ferramenta que a instituição tem para controlar a inflação (que é o que influencia os preços que você vai pagar dentro do país).
Quando a inflação está alta, o Copom (Comitê de Política Monetária) pode aumentar a Selic para conter o consumo e a demanda, reduzindo a pressão sobre os preços.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, é por isso que o Copom está sempre atualizando e sempre costuma aumentar, dificilmente você verá a Selic muito abaixo, principalmente de 8,5%. Então, sua poupança está segura na maior parte do tempo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larisse Oliveira
Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: [email protected] Email: [email protected]