Qual é o banco que mais rende na poupança? Banco Central emite comunicado

O Banco Central surpreendeu ao emitir um importante comunicado a respeito da poupança. Inclusive, você fica sabendo qual o banco rende mais

01/08/2025 9h38

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Banco Central e poupança (Foto: Reprodução/Montagem TV Foco)

O Banco Central surpreendeu ao emitir um importante comunicado a respeito da poupança. Inclusive, você fica sabendo qual o banco rende mais

Não precisa ser um grande especialista para concluir que a poupança continua sendo um dos investimentos convencionais mais usados pelos brasileiros. Contudo, o Banco Central emitiu um comunicado e informou quais são as instituições onde seu dinheiro pode render mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, a poupança tem suas regras de funcionamento definidas pelo Banco Central. Além disso, trata-se de um dos investimentos mais conhecidos no Brasil, e uma das principais razões para sua popularidade é a segurança garantida pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Segundo informações do portal Meu Tudo, ao escolher o banco para sua conta poupança, considere outros fatores, como limites de resgate, tempo de resgate, taxas extras e qualidade do atendimento. Por isso, é muito bom realizar uma pesquisa online sobre as instituições antes de realizar o investimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como escolher o melhor banco para investir na poupança?

Rendimento: Apesar do rendimento da poupança ser o mesmo em todos os bancos, é fundamental verificar se a instituição não está oferecendo taxas inferiores intencionalmente. Vale lembrar que a taxa deve ser padrão em todas as instituições.

Limites de resgate e saque: A maioria dos bancos não impõe nenhuma restrição em relação a esse assunto. Em geral, você pode sacar ou transferir seu dinheiro da poupança a qualquer momento, sem restrições de valor ou quantidade de transações.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Tempo de resgate: O tempo de resgate da poupança é uma das vantagens desse tipo de investimento. Diferentemente de outros investimentos que podem ter prazos fixos, na poupança, o dinheiro fica disponível para saque ou transferência a qualquer momento.

Taxas extras: A maioria dos bancos oferece a conta poupança como um serviço básico sem taxas de manutenção. Mas, é importante verificar as políticas do banco em questão, pois algumas instituições podem cobrar taxas extras pela manutenção da conta poupança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual o rendimento da poupança hoje?

O Banco Central é o responsável por regulamentar a poupança. Atualmente, o rendimento da poupança está atrelado à variação da Selic e segue a regra que vigora desde maio de 2012.

  • Se a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês mais a variação da Taxa Referencial (TR).
  • Se a Selic estiver igual a ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será equivalente a 70% da Selic mais a variação da TR.

Em julho de 2025, a taxa Selic está em 15% ao ano. Assim, o rendimento da poupança é de 0,5% ao mês + Taxa Referencial. Vale lembrar que o valor da TR é calculado diariamente, então esse número está sempre sofrendo pequenas alterações. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual banco rende mais que a poupança?

A poupança segue sendo um dos investimentos mais seguros do mercado, mas existem outras alternativas. Inclusive, apresentamos algumas opções que podem fazer seu dinheiro render mais. Confira todos os detalhes e veja se alguma delas agrada você.

  • Tesouro Direto: o Tesouro Direto é um programa do governo federal que permite investir em títulos públicos. Dependendo do título escolhido, é possível obter rendimentos superiores aos da poupança, especialmente se optar por títulos que acompanham a taxa Selic ou a inflação
  • Certificado de Depósito Bancário (CDB): os CDBs são títulos de renda fixa oferecidos por bancos. Eles geralmente oferecem rendimentos superiores à poupança com prazos variados
  • Fundos de Investimento: existem diversos tipos de fundos de investimento, como os fundos de renda fixa e os fundos multimercado, que podem oferecer rendimentos mais atrativos

Por fim, confira mais notícias sobre os bancos clicando aqui.


NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.