Para quem sonha com a aposentadoria do INSS veio ao lugar certo. Isso porque falamos sobre as regras de contribuição para garantir o benefício
Todo trabalhador brasileiro de carteira assinada (CLTs) sonha com a aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No Brasil, trata-se de um direito fundamental.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que as regras para garantir o benefício mudaram com a Reforma da Previdência de 2019. Isso porque tivemos algumas atualizações significativas e que precisam de destaque.
Acontece que essas alterações impactam diretamente a vida de milhões de brasileiros que planejam se aposentar e buscam entender como garantir o direito ao benefício garantido pelo INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nessa matéria, por exemplo, responderemos uma pergunta simples, mas que tem gerado uma série de dúvidas. Qual é o tempo mínimo de contribuição para se aposentar por idade?
O tempo mínimo de contribuição exigido é de 15 anos para mulheres e 20 anos para homens. Além disso, é necessário ter atingido a idade mínima: 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Informe do INSS chega hoje (02/09) com recurso que antecipa a liberação de benefícios à lista de CPFs
● Informe sobre o INSS mostra 4 passos para se aposentar antes dos 60 e com beneficio acima de R$1.518
● Informe sobre o INSS chega com promessa de 2 mudanças que atinge em cheio CLTs que querem se aposentar em 2026
De acordo com informações do portal Gov.br, existem outras formas de garantir a aposentadoria. Entretanto, é preciso se atentar, pois as regras mudaram bastante com a Reforma da Previdência.
Como garantir a aposentadoria em 5 passos?
- Entrar no sistema do órgão, acessando o ‘Meu INSS’, via aplicativo ou site;
- Após fazer o login, procure a opção ‘Novo Pedido’, e selecione. Indo até a opção “aposentadoria e CTC e Pecúlio”, após entrar, selecione a modalidade da aposentadoria que deseja solicitar; *vale dizer que, para a modalidade da aposentadoria especial, não existe opção, sendo assim, tendo que selecionar a modalidade de tempo de contribuição;
- Atualize todos os seus dados cadastrais, clicando na opção ‘atualizar’, confira seus dados e depois finalize clicando em ‘avançar’;
- Após o avanço, indique se está fazendo apenas uma simulação ou se realmente deseja solicitar a avaliação de um pedido de aposentadoria, sendo o requerimento, clique em ‘avançar’;
- Por fim, responda todos os questionários e atualizações solicitadas pelo site e confira se está tudo correto. Assim, aparecerá uma caixa de confirmação de veracidade de dados que deve ser preenchida corretamente.
Veja também mais matérias sobre o INSS clicando aqui.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE