Relembre a trajetória de um jornalista memorável do Cidade Alerta e o contexto de sua morte após ter sido encontrado sem vida em casa
O Cidade Alerta é um dos jornalísticos mais assistidos da televisão brasileira. Exibido pela Record, o programa rompeu barreiras ao combinar cobertura policial, prestação de serviço e até mesmo momentos de comoção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde a estreia, o programa mantém altos índices de audiência e desempenha papel central na rotina de milhões de telespectadores que buscam informação em tempo real sobre os principais acontecimentos do país.
Inclusive, ao longo dos anos, o Cidade Alerta revelou e firmou a carreira de comunicadores de forte presença e grande empatia popular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Jornalistas como Marcelo Rezende, Luiz Bacci e outros profissionais conduziram o programa com firmeza e credibilidade, transformando investigações em narrativas que mobilizaram o país.
As coberturas intensas, as transmissões ao vivo e o tom humano nas histórias ajudaram a definir um novo padrão no jornalismo policial televisivo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Deixou saudades
Entre os jornalistas que marcaram a história da atração, Voltaire Porto teve trajetória de destaque.
Em suma, o comunicador apresentou o Cidade Alerta de Porto Alegre por seis anos e também comandou o Balanço Geral aos sábados por uma década.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal SindJors, a morte aconteceu por volta das 20 horas, no bairro Jardim Itu, onde Voltaire morava com a esposa Kamilla, com quem era casado desde 2008, e seus filhos.
Ainda segundo o portal, seu corpo foi encontrado por familiares já sem vida, tudo levou a crer que se tratou de um suicídio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas infelizmente, no dia 13 de dezembro de 2022, Porto foi encontrado morto em casa, aos 47 anos. Na época, a emissora RDC TV lamentou a perda em nota:
“O apresentador contribuiu muito com a história do jornalismo gaúcho, atuando brilhantemente na TV e no rádio. Manifestamos toda a nossa solidariedade à família e aos amigos neste momento de profunda dor.”
Similarmente, a Rádio Guaíba, onde ele apresentava o Bom Dia, também prestou homenagem:
“Profissional versátil, dono de uma espontaneidade ímpar e detentor do dom da comunicação, o jornalista tinha uma audiência cativa.”
À época, Voltaire deixou esposa e três filhos.
Ademais, a sua morte causou grande comoção entre colegas e telespectadores, que o reconheciam como uma das vozes mais carismáticas e genuínas do jornalismo do Sul do país.
Quem comanda o “Cidade Alerta” em 2025?
Em 2025, o Cidade Alerta está sob o comando de Reinaldo Gottino, que assumiu a apresentação em janeiro, substituindo Luiz Bacci.
Experiente e carismático, Gottino mantém o programa no ar de segunda a sábado pela Record, preservando a identidade que consolidou a atração como um dos principais telejornais do país.
Além disso, o seu estilo direto e a habilidade em conduzir coberturas de grande repercussão reforçam a relevância do formato, que continua a atrair uma audiência fiel e expressiva.
Mas, para saber mais informações sobre outros jornalistas que se foram, clique aqui*.
