Qual o novo prazo para a Record se tornar líder?

2 min de leitura
"A Caminho da Liderança"

“A Caminho da Liderança”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há anos acompanhamos uma novela em torno da Record, emissora de Edir Macedo, no que se refere à meta de se chegar à liderança. Atualmente a emissora da Barra Funda mantém a vice-liderança isolada, tendo em alguns momentos não tão frequentes que dividir ou até perder para o SBT, a qual até pouco tempo atrás detinha tranquilamente esse posto.

Mais um ano está se encerrando e novamente a Record não chegou muito perto de alcançar essa almejada liderança entre as emissoras abertas brasileiras. Não nos surpreende, afinal, a Globo vem mantendo essa hegemonia há décadas e décadas; tem caído sim, a cada ano, mas ainda permanece com uma boa distância das demais. Alguém já viu um Império ruir da noite para o dia?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A meta de Silvio Santos, como ele mesmo já cansou de dizer publicamente, não é derrotar a Globo, uma vez que ele acha isso impossível, mas sim tentar fazer um bom trabalho para buscar o que é mais fácil, no caso, a vice-liderança. Já a Record mostra maior ambição e quer sim tomar o lugar da emissora dos Marinhos, isso sempre é dito publicamente pelos seus administradores e/ou diretores.

Seria sonho ou realidade? Muitos consideram correta a atitude da Record, diriam inclusive que é melhor almejar a liderança através de metas do que se conformar com a vice-liderança. Não discordo desta opinião, mas acredito que metas não necessariamente precisam ser expostas publicamente, deveria ser algo para se trabalhar internamente. Afinal, não as alcançando, a emissora sofre chacota do público e mancha sua imagem, o que já é muito comum com a Record.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fato é que pelo menos este ano a emissora do Bispo não chegou perto da liderança absoluta, mesmo sendo um dos piores anos da platinada. Entretanto, nesse caso, não apenas a Record pode ser considerada ‘culpada’, mas também o SBT e as demais. Mesmo a Globo vivenciando uma fase negra, a concorrência não conseguiu se aproveitar tanto, o que remete a uma incompetência geral.

Mas finalmente, qual o novo prazo para a Record se tornar líder? Na apresentação da programação deste ano, o vice-presidente comercial da emissora, Walter Zagari, falou que a meta para 2013 era que a emissora aumentasse o share de 15,6% para 20%. Aumentou? Disse ainda – e respondendo a pergunta do título do artigo – que o prazo era de a emissora alcançar ou dividir a liderança com a Globo em três ou cinco anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em entrevista mais recente, julho deste ano, Zagari afirmou: “A gente quer se igualar a nossa principal concorrente num período entre quatro e sete anos”. Nota-se que os prazos estão aumentando, o que torna as coisas mais possíveis. Porém continuam expondo publicamente, o que, em minha opinião, é totalmente equivocado.

Texto: Danyllo Junior

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contato: danyllojunior@hotmail.com

As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não reflete a opinião do site TV Foco.

Autor(a):

Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: danyllo@otvfoco.com.br)

Sair da versão mobile