R$80, R$200 ou R$350: quando a Uber pode cobrar esses valores extras dos passageiros?

Uber pode cobrar valores que variam entre R$ 50 até R$ 350 de passageiros por conta da Taxa de Limpeza em casos de sujeira ou danos ao veículo

03/11/2025 8h45

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Mulher preocupada, carro em estrada e logo Uber (Fotos: Reproduções / Canva / Internet)

Confira detalhes sobre as regras da taxa de limpeza da Uber

A Uber possui políticas específicas para motoristas parceiros e passageiros. Porém, poucos usuários conhecem em detalhe a Taxa de Limpeza, uma cobrança que pode chegar a R$ 350 em casos de sujeira ou danos ao veículo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeiramente, essa taxa é aplicada quando o passageiro causa algum tipo de sujeira que exige limpeza profissional, como forma de compensar o tempo e os custos do motorista parceiro, que precisa manter o veículo em perfeitas condições.

Mas afinal, em quais situações a Uber aplica essa cobrança? Nesta segunda-feira, 03, traremos todos os detalhes sobre o assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do site oficial, a Uber pode cobrar do passageiros valores que variam entre R$ 50 até R$ 350, dependendo da gravidade da sujeira.

A cobrança ocorre quando o veículo fica inutilizável até que passe por higienização profissional.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Desse modo, o valor da taxa de limpeza é repassado integralmente ao motorista, como forma de reembolso pelos custos de serviço.

A taxa de limpeza é aplicada em situações em que o passageiro suja o veículo de modo a impedir novas viagens – desde pequenos acidentes até mais graves.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os valores variam de acordo com o tipo e o nível da sujeira:

  • Até R$ 50: sujeiras leves no interior ou exterior do carro, como líquidos ou manchas
  • Até R$ 80: danos moderados causados por bebidas ou alimentos
  • Até R$ 200: sujeiras extensas em tecidos ou partes de difícil limpeza
  • Até R$ 350: casos graves envolvendo fluidos corporais

Além disso, a Uber avalia cada casa individualmente e determina o valor da taxa de acordo com o grau de limpeza necessário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como motorista solicita a Taxa de Limpeza?

O motorista que tiver o carro sujo por um passageiro pode solicitar o reembolso diretamente no aplicativo. Veja como:

  • Primeiramente, acesse o menu principal (ícone com três linhas no canto superior esquerdo)
  • Em seguida, toque em Ajuda
  • Selecione Ajuda com uma viagem
  • Escolha a viagem em que ocorreu o incidente
  • Vá em Mais Opções e selecione Problemas com Usuário
  • Selecione Um usuário sujou meu veículo
  • Siga as instruções e pronto

Para provar o incidente, o motorista deverá enviar algumas comprovações:

  • Foto da sujeira
  • Nota fiscal do serviço de limpeza com informações do veículo, motorista e empresa responsável pela limpeza

Por fim, a limpeza deve ser realizada em até 5 dias após o incidente e o pedido precisa indicar qual viagem causou o dano para a Uber cobrar o valor ao passageiro correto.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.